domingo, dezembro 24, 2006

Feliz Natal



Pois é Natal, mas as coisas andam estranhas. É Natal e quase todo mundo comemora, prepara ceia e desde a idade média trocam presentes. Era para ser uma festa cristã, mas se tornou apenas uma festa mercantil e pagã.

Fico impressionado com a avalanche de grinchs, elfos, e outros personagens "natalinos" que a cada ano dominam o mercado, da TV às lojas.

As coisa vão perdendo o sentido com o tempo e se transformando numa caricatura do que deveria realmente ser. Um filho de operário que visitava sua cidade natal para a realização de censo populacional ordenado por Augusto, que nasceu em uma estrebaria e que segundo as tradições iria libertar seu povo.

Enquanto todos esperavam um general guerreiro, veio um pacifista que pregava o amor e um código de ética de decência e espiritualidade.

Natal é uma festa de confraternização e júbilo por este nascimento que mudou o mundo, de lá pra cá passou a ser uma festa comercial e sem sentido.

A propósito, por que não existem presépios em shopping centers?

FELIZ NATAL PRA TODOS




powered by performancing firefox

2 comentários:

joice disse...

Desconfio que o presépio não estivesse incluído no pacote de tradições natalinas exportado mundo afora pelos estadunidenses, uma vez que o forte lá é a árvore e o próprio Noel, ambos de tradição nórdica-germânica. Já o uso do presépio tem origem e tradição em países latinos, sobretudo os da língua espanhola. Ou seja, se não tá na telinha e não fala "ingrêis", tá fora. Agora é só Natal hollywoodiano pra nós. Happy Xmas! hehehe

joice disse...

Voltei aqui pra indicar um texto bacana do García Márquez - "Estes natais sinistros" que li agora lá no Resistir: http://www.resistir.info/varios/natal_gmarquez.html
e que tem tudo a ver com o teu post natalino. E o original em espanhol está aqui: http://bolivia.indymedia.org/es/2006/12/38003.shtml
Inté!