sexta-feira, dezembro 22, 2006

Morreu Saparmurat Niyazov



Menos um lunático na terra, Saparmurat Niyazov morreu. Niyazov era presidente de um país da ásia chamado Turcomenistão. Fazia parte da extinta União Soviética e faz fronteira ao sul com o famoso Iraque.

O cara era completamente alucinado e chegou ao ponto de escrever um livro sob iluminação divina chamado Rahnama onde apresenta um código de ética e conduta dos turcomenos misturado com religiosidade tanto islâmica como cristã. Este livro era considerado (e diz isto na página indicada) tão grandioso como o Corão ou a Bíblia, sua leitura era obrigatória e questão certa em concursos e vestibular.

O presidente se chamava de Turkmenbasi, ou pai de todos os turcomenos, foi um dos apoiadores do levante contra Gorbachov em 91, recebeu com parlamento o título de primeiro ministro vitalício e seus porta vozes se referiam a ela como o Profeta.

Não preciso nem dizer que ruas, praças, prédios têm seu nome e até alguns meses do ano tiveram seu nome alterados para homenageá-lo. Não acredita? Dá uma olhada no resumo do livro do Niyazov:





Ruhnama
(From the Turkman words "Book" and "Spirituality") was authored by a
truly prophetic man, Turkmanbashy. Holy Ruhnama, on par with the
Bible and the Koran, is to be used as a Spiritual Guide - to remove the
complexities and anguishes from day to day living.



Deste louco, poucos terão saudades.





svva



Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: