quinta-feira, dezembro 07, 2006

Rosenfeld e a democracia

Interessante o ponto de vista de Denis Rosenfeld sobre a eleição na Venezuela e seu conceito particular de democracia. Rosenfeld é um filósofo que Gramsci denominava intelectual orgânico da burguesia e o vulgo popular chama de Mais Justo que o Rei. Ninguém defende mais a ideologia de direita, reacionária do que ele. Faz coro com os gerdaus e ermínios da vida, mas com uma diferença marcante, trata-se de um pelado como nós. Nem tanto, talvez...
Acha isto tudo lindo, o regime é maravilhoso, porém um operário no poder é uma usurpação, um militar com veia popular então, é o fim do mundo!
Chávez tem lá seus problemas, suficientes para que não tenhamos de inventar nada para critica-lo. Apontar as eleições de Venezuela como não democráticas vai longe demais. Rosenfeld certamente achou justo a vitória roubada de Bush, cujo irmão Jeb foi o salvador da democracia americana, pois deixou negros e pobres fora do pleito e garantiu a vitória republicana. Não seria democrático uma vitória democrata.
Na Venezuela a oposição ora se traveste de golpista e ora boicota eleições parlamentares, se aliena da realidade popular e sente-se injustiçada por uma população "enfeitiçada" por Chávez. Uma oposição que não compreende seu povo, odeia suas etnias e sonha com Miami.

Nenhum comentário: