sexta-feira, dezembro 22, 2006

A guerra do Iraque vale a pena



Pois Condoleezza Rice declarou em entrevista para a Associated Press ontem que "a guerra do Iraque vale a pena" e que "apareceram vários indicadores" que apontam isto.

Nada mais disse e fica para o mundo a expectativa. O fracasso americano no Iraque vale a pena? O que compensaria a morte de mais de 600.000 pessoas entre civis e militares a ponto de valer a pena? Estes indicadores, quais são?

O Iraque está um caos, mergulhado numa guerra civil que divide o país em três: sunitas, xiitas e curdos e no meio desta confusão as tropas de ocupação tomando tiro de todos os lados.

Deve estar valendo a pena e muito aos cartéis americanos de petróleo, auferindo lucros exorbitantes e utilizando poços e maquinários expropriados de empresas iraquianas. A cada dia fica mais claro que as tropas americanas lá estão com um único propósito: garantir o fluxo de exportação de petróleo do Iraque, isto é o que diz Condoleezza, vale a pena.

O povo Iraquiano e os americanos mortos não significam nada ante os benefícios do petróleo. A secretária de estado, o vice presidente Cheney e o próprio Bush são sócios de empresas petrolíferas e têm interesses particulares envolvidos nisto.

Enquanto Condoleeza se orgulha do trabalho que está sendo feito no oriente médio, a cada dia morre mais gente, já são quase 3 mil militares americanos mortos e a brincadeira custa ao governo americano US$ 8 bilhões de dólares por mês!





Technorati Tags: , , , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: