segunda-feira, maio 21, 2007

A Zona do Zoneamento





Existem coisas que não se explicam e existem coisas que não tem explicação. A história do zoneamento ambiental para a silvicultura no estado não se insere nem num nem noutro, está uma zona e a imprensa, está mais preocupada em defender os interesses das papeleiras anunciantes do que informar.

Vamos do início. O zoneamento ambiental para a silvicultura foi solicitação das papeleiras, pois para a obtenção da ISO 14.000 (norma de excelência em meio ambiente e condição para exportar com garantias de origem e produção) o zoneamento é necessário.

Elas apresentaram a solicitação ao Governo Rigotto que alegou não possuir recursos para o desenvolvimento deste estudo, as papeleiras se prontificaram a pagar o zoneamento e assim foi feito.

O Ministério Público entrou no rolo não de graça. A Corsan fez denúncia ao MP, pois a barragem de Pinheiro Machado havia baixado 20 cm sem explicações. Para a Corsan, do governo do estado, deveria haver alguém furtando água clandestinamente da barragem. Depois de muita investigação da Corsan e MP, descobriu-se que o único fato diferenciado que ocorreu naquela região foi o plantio de 86 mil hectares de eucalipto! Tudo sem EIA-RIMA, embora a legislação imponha este tipo de relatório para mais de 1.000 hectares.

Ou seja, os eucaliptos furtaram a água da barragem e o MP chamou o estado na xincha que não soube explicar como teria autorizado o plantio nesta escala sem exigir estudos ambientais. Disto saiu o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta).

Assim o zoneamento e o TAC que tem sido debatidos no estado tem origem no próprio estado e seus parceiros, sendo que o MP está fazendo sua parte.

Assim, fica claro que os eucaliptos em larga escala são perigosos para as águas superficiais e que podem causar o falado Deserto Verde, que isto não era teoria, mas fato, como comprova a situação da barragem de Pinheiro Machado. Além disto as empresas papeleiras compraram terras em locais inapropriados para o plantio segundo o próprio zoneamento encomendados por elas.

Ou seja, é só rolo. Fiquem atentos a quem está de que lado!





Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito obrigado Agente 65.
Estou repassando este teu post para todos os meus amigos e conhecidos (citando a fonte, é claro), afim de ampliarmos a divulgação destas notícias.
José Luís (joselfc1965@yahoo.com.br)