sexta-feira, janeiro 19, 2007

Tabagismo e a indústria do cigarro





São 30% da população adulta brasileira viciada em nicotina e como conseqüência a diminuição da expectativa de vida, custos elevados ao sistema público de saúde e prejuízo no orçamento doméstico. A nicotina é o principal alcalóide do tabaco, das 4.700 substâncias que exalam da fumaça do cigarro, apenas a nicotina vicia.

nicotina age de duas maneiras distintas: tem um efeito estimulante e, após algumas tragadas profundas, tem efeito tranqüilizaste, bloqueando o stress. Seu uso causa dependência psíquica e física, provocando sensações desconcertáveis na abstinência. Em doses excessivas, é extremamente tóxica: provoca náusea, dor de cabeça, vômitos, convulsão, paralisia e até a morte. A dose letal (LD50) é de apenas 50 mg/kg. Na indústria, é obtida através das folhas do tabaco, e é utilizada como um excelente inseticida (na agricultura) e vermífugo (na pecuária).

Digo isto pois ouvi na BANDNEWS que um recente estudo americano apontou que o teor de nicotina nos cigarros americanos subiu 11% em apenas 7 anos. A razão é simples, para manter os clientes fumantes cativos e viciar os curiosos mais rapidamente, quanto maior o teor de nicotina pior para se livrar do vício e mais rapidamente a pessoa se torna viciada. Este acréscimo é intencional e criminoso.

Há poucos anos atrás houve uma denúncia de pesquisas de um tabaco trangênico sendo produzido pela indústria tabagista brasileira com níveis altíssimos de nicotina, logo a legislação brasileira proibiu sua produção e venda aqui.

O tabaco só produz problemas, seu plantio é baseado em trabalho semi-escravo do agricultor que fica ligado a indústria numa relação praticamente sem direitos, o índice de defensivos agrícolas é elevadíssimo e responsável pelos elevados suicídios em Santa Cruz (principal produtora nacional), é causador de inúmeras doenças, tem um custo absurdo para tratar a saúde destas pessoas, causa deformidades no feto, diminui o QI de crianças, etc, etc.

Pense e largue de fumar.





Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

2 comentários:

Anônimo disse...

este site podia ter mais informaçõe!!!!!!!!!!!!!!!!..............

BIAAAA disse...

Parabéns amei o site... está cada vez melhor... Existem pessoas que ainda se preocupam em ajudar e a informar as pessoas.