sábado, janeiro 06, 2007

Ingresso de dólares no Brasil



Li nos jornalões, mas me chamou a atenção a nota do Jean Scharlau de hoje que diz:

Em 2006 ingresso de capital estrangeiro no Brasil bate recorde lá de
1992 e atinge 37,3 bilhões de dólares, 93% a mais que em 2005. Já é o
4° ano consecutivo de fluxo positivo, coincidentemente o período do
governo LUla=PT. (Dados do Jornal Correio do Povo, 4/01, pg. 10 e do JB)

A notícia é alviçareira e aponta que os investidores estão vindo também para investir nas atividades econômicas saindo da pura especulação financeira como há algumas décadas ocorria. É dinheiro produtivo e menos especulativo, a matrix do investimento externo está mudando e mudando pra melhor. Tudo isto num ambiente cambial relativamente adverso, pois com o câmbio baixo a tendência é favorecer a importação e à realização dos lucros em direção à sede das empresas multinacionais e etc. Está ocorrendo o inverso, mais recursos tem entrado com o intuito de ampliar os investimentos no Brasil.

Aliás, notei uma mudança de tom na fala de Joelmir Beting em seus comentários econômicos ultimamente. O cara só baixava o cacete e dava a opinião que nada estava certo, agora parece que vei para um meio termo mais razoável, explicativo e positivo. Aí tem!

O panorama internacional parece estar ajudando bastante, sem crises avassaladoras e as economias fluindo embora com crescimento baixo se comparados com as décadas de 80 e 90. O mundo tem crescido menos com honrosas excessões, o Brasil corre para tentar ser uma desta economias de novo, o investimento público será chave nesta questão, o presidente está correto quando diz que o governo e o Brasil farào a sua parte e que isto será o indutor do crescimento. Eu não tenho dúvidas.







Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: