terça-feira, janeiro 16, 2007

Contra o Neoliberalismo?



Cartaz da campanha eleitoral de Chávez.



Juro que li duas vezes, não acreditei. Mas está lá, no editorial de hoje de Zero Hora: "O fracasso das políticas neoliberais, elaboradas a partir do chamado Consenso de Washington, é uma constatação mais ou menos generalizada."

Trata-se de uma edição histórica do jornal porta-voz da direita gaúcha, rompe com o neoliberalismo como se nunca o tivesse apoiado e sustentado. Suspeito que a declaração não seja honesta e sincera.

Minha suspeita surge quando constato linhas depois no mesmo editorial que a afirmação, na realidade, se presta a atacar o socialismo de Chávez e Rafael Corrêa com direito a aspas e tudo. Os governos socialistas vem e vão no resto do mundo sem muitos comentários, na Espanha, França, Itália, norte da europa, etc. Mas aqui na america latina não!

Coincidentemente é o que pensam os EUA sobre nós. Aqui no pátio americano nada de esquerdismos, estatizar serviços públicos concedidos e mal administrados é pecado, ainda que sofra o contribuinte e cidadão. O importante é garantir o investidor, a garantia do usuário vem depois, bem depois. Aliás, governos de esquerda são chamados esquerdistas e os de direita não são chamados direitistas.

O socialismo de chávez seria "uma pobreza de idéias", mas nada apresenta para justificar a afirmação, ela simplesmente aparece e morre. É porque é, nem precisa dizer a razão, entende? Pobreza de idéias é reiteradamente apontar o neoliberalismo como única saída e não admitir a diversidade de visões e não entender que se fizermos tudo do mesmo jeito estamos condenados a ter sempre os mesmos resultados, além de não acreditar que outro mundo é possível e para todos.





powered by performancing firefox

Nenhum comentário: