terça-feira, janeiro 16, 2007

Criando uma crise





A Zero Hora de hoje apresenta em letras garrafais a manchete "Nível de Chuvas mantém distante o risco de apagão" o que nos dá um alento, o apagão é de triste lembrança ao país da era FHC e que teve gravíssimas conseqüências para o país que podem chegar a 15% do PIB brasileiro.

O apagão de FHC foi causado pela falta de investimentos no setor energético e a paralisação de obras importantes para o Brasil na época. Foram oito anos de atraso no setor e que levará outros dez talvez para recuperar o grau necessário de investimentos para sustentar o crescimento da economia em níveis compatíveis com a necessidade e a vontade do brasileiro.

Nada disto foi lido na matéria, ao contrário utiliza-se de Sérgio Bajay que atuou no Ministério de Minas e Energia no governo do apagão de FHC para pregar que o Brasil precisa diversificar para não depender da energia hídrica. Ora, buscar numa equipe fracassada uma opinião técnica é lamentável, ZH não parece compreender que existiram outras administrações antes de FHC e que fizeram pesados investimentos energéticos e não foram ouvidas na matéria.

Foram ouvidos também o presidente da Empresa de Pesquisa Energética, o presidente da Eletrobrás e o vice-presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores industriais de Energia e de Consumidores Livres (?), nenhum justificou a manchete da capa.

Ao contrário, todos afirmam que para alcançar o crescimento pregado por Lula existe a necessidade de investimentos no setor, fala que constou no discuso de posse do presidente, logo TODOS sabem disto. Mas a questão é como foi que a palavra apagão apareceu na pauta de discussão? O jornalista criou, inventou a pauta para dar uma falsa idéia de que o Brasil foi salvo pelas chuvas, piada de mal gosto que não foi corroborada por nenhum dos que foram apontados na matéria.

Com um jornalismo destes não há quem resista a uma boa gargalhada a cada edição, é muita concorrência com o Macaco simão! Buemba, buemba!





Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: