quinta-feira, janeiro 18, 2007

Bush erra de novo





É interessante a cobertura da guerra no Iraque que reproduz a mídia americana e não se questiona sobre o óbvio. Bush admitiu erros na condução da estratégia adotada para a ocupação do país árabe, sem no entanto apontar quais seriam estes erros, mas ofereceu a cabeça de seu secretário de segurança e prometeu uma reformulação nas ações de guerra.

O Iraque está em guerra civil e o número de mortes aumentam a cada dia, atentados eclodem em todo o país matando indiscriminadamente civis e ocasionalmente soldados americanos. Sunitas acusam xiitas e no norte do país existem os kurdos, são nações que cada vez mais se antagonizam e podem se separar tornando-se independentes entre sí. Saddam no momento de sua execução fez uma apelo para que os iraquianos não se dividissem, sabia o que estava em andamento.

Os romanos aplicavam a política do dividir para governar, e esta tem sido útil e repetida à exaustão através dos tempos. Os ingleses desenharam as fronteiras no oriente médio artificialmente dividindo os países entre os líderes tribais e as conseqüências são visíveis até hoje.

Mas a nova estratégia americana, especula a Al Jazeera, envolve o Irã. Israel estaria pressionando os americanos e têm um diagnóstico fantástico para a guerra civil em andamento no Iraque. Trata-se de infiltração iraniana. Os rebeldes iraquianos estariam sendo alimentados pelo governo inimigo do Irã.

O Irã é inimigo americano desde a revolução islâmica de 1979 em que todas as petroleiras foram estatizadas e Israel já bombardeou uma usina nuclear iraniana na década de 80/90. A idéia é exportar a invasão do Iraque ao Irã e matar dois coelhos com uma cacetada.

A justificativa é mentirosa. Parte do princípio que os americanos libertaram i país de uma ditadura sangrenta e que são os emissários da liberdade e da democracia, esqueceram que são invasores estrangeiros, que expropriaram (roubaram) a indústria petrolífera do país, e provocaram o caos num dos países que era dos mais desenvolvidos da região. Os americanos não entendem as razões do ódio dos iraquianos e tentam justificar sua insanidade na influência iraniana. Eram na nova estratégia como erraram na anterior.

Bush não tem saída honrosa deste desastre de guerra, não pode recuar e não consegue avaçar. Vai aumentar as tropas e a cada dia cresce o sentimento anti bélico em solo americano. É o que chamamos de barrafunda.





Technorati Tags: , , , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: