sábado, janeiro 06, 2007

Guerra fria não acabou





Esta eu li e fiquei pasmo. Pois se caiu o muro e terminou a cortina de ferro e a Rússia é um parceiro etc, etc, porque razão Washington anunciou a instalação de uma base de mísseis na Polônia apontados para Moscou?

Na cartilha stalinista uma das coisas que mais se lia era que a ex-URSS era a garantia de paz no mundo. Aquilo soava meio besta e minha formação trotskista tardia me fazia duvida de quase tudo que vinha como versão oficial do Pravda.

Mas o mundo mudou e rápido, mas muitas coisas ficaram piores sem a ex-URSS. Os EUA se assumiram como novo império mundial e não se intimidam mais com nada, a ONU, a OMC e direitos humanos são políticas a serviço de washington que as utiliza a seu bel prazer CONTRA os outros e não aplica a si próprio.

Mais guerras estão em andamento, mais fome no mundo, as liberdades estão cada vez mais tolhidas, e agora os míssieis na polônia.

Marx dizia que as guerras são resultado de disputas de mercados e se resumem a interesse financeiros, o resto é retórica. A Europa reagiu formando um bloco econômico para se proteger do império crescente, a China está no aguardo e o palco parece não ser apenas o oriente médio e seu petróleo, os gringos estão de olho esperto em seus "irmãos" russos também. Tem medo das tecnologias e potenciais russos que podem se tornar um pólo atrativo para a Europa unida em detrimento dos americanos.

Não gostei de saber que continua a corrida armamentista na Europa, isto é ruim. Não há quem consiga equilibrar esta balança e barrar os instintos imperialistas dos EUA, o resultado é que o mundo se tornou um lugar mais perigoso com o fim da URSS, isto é fato.





Technorati Tags: , , , , , ,



powered by performancing firefox