domingo, janeiro 21, 2007

Arrecadação maior no bancos



Vale a pena ler artigo da revista Carta Maior sobre uma análise da arrecadação tributária dos bancos. Em todo ano de 2006 a receita arrecadou R$ 372,2 bilhões, 4% a mais do que arrecadado em 2005 em termos reais, já descontada a inflação. O incremento se justifica pelo aperto na fiscalização, o crescimento econômico e o parcelamento de dívidas tributárias.

Os maiores crescimentos de arrecadação vieram justamente do setor financeiro, o imposto de renda dos bancos (aumento de 20,6%) e na contribuição social do lucro líquido (aumento de 12,6%). Esta notícia soa alviçareira aos mortais brasileiros acostumados a pagar as contas do leão sozinhos.

O impressionante é que ninguém noticia isto na grande imrensa, os bancos são responsáveis pelas principais contas de propaganda na mídia e quase nunca são criticados nem pela imprensa e nem pelos governos. Estes números da administração Lula apontam para um caminho tributário mais transparente em que todos participam no bolo tributário abrindo a possibilidade de aplicar políticas fiscais de incentivo ao desenvolvimento.

Nota dez para a Receita Federal.





Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

Um comentário:

Anônimo disse...

Este tema deve ir para o Apagão da Mídia criado pelo Animot, bem como o caso Jungmann e as notícias do encontro do Mercosul!