A fina flor da direita empedernida está assustada, eles se alojam ou se escondem em qualquer legenda disponível, mas seus métodos são sempre os mesmos. Sente-se o cheiro à distância.
Elegem-se com a mas nojenta demagogia possível, usam a desgraça alheia de forma vil e colocam-se como os salvadores dos oprimidos. Ultimamente tem surgido à público seu modus operandi e apontam uma rede de cúmplices alojados em prefeituras pequenas do interior e que opera nos corredores da assembléia.
A Máfia das Consultas é um exemplo, prefeituras do interior marcam na central de vagas de Porto Alegre através de uma senha consultas de especialidades com nomes fictícios apenas para "guardar" lugar na fila. Quando chega a vez do falso paciente, ele é substituído pelo encaminhado através do deputado, correligionário do prefeito da cidade que marcou inicialmente a consulta.
O pagamento da "gentileza", obviamente, é o seu voto eterno. Trata-se de uma troca. Afinal, o deputado é um homem bom e conseguiu uma consulta/procedimento.
Trata-se da nordestinização da política gaúcha, onde os coronéis mediam o estado com o eleitor de acordo com sua fidelidade ao oligarca e seus aliados. É a compra de votos através de corrupção ativa de administradores municipais que deveriam de zelar o interesse público acima de tudo.
Usar senhas do SUS para este tipo de esquema é crime e TODOS deveriam ser punidos exemplarmente ou pela ação objetiva ou pela sua omissão. Mas isto é apenas o começo da história.
A máfia tem ramificação nas órteses e próteses, onde muito ganham comissão no implante de equipamentos inferiores (de menor qualidade) e cobrando do SUS o produto de primeira linha e preço de tabela.
Existe ainda em plena operação o esquema dos albergues que teriam 24 deputados eleitos. O deputado traz as pessoas do interior e aloja em um depósito de doentes em troca de ajuda na eleição. E tem promotor público que não vê nexo causal de crime...
E o RS junto com Minas são os estados da federação que menos aplicaram recursos na saúde, abaixo do mínimo estabelecido na constituição. Será uma coincidência, menos recursos e mais pilantragem? Certamente que não, aplicar mais recursos na saúde significa menos possibilidade de manipular pessoas desesperadas.
Technorati Tags: saúde, máfia, consultas
powered by performancing firefox
Nenhum comentário:
Postar um comentário