sexta-feira, março 09, 2007

Primeiro homem de Cheney condenado



Obstrução à justiça, falso testemunho ao FBI e perjúrio, estes foram os crimes pelos quais o Chefe de Gabinete de Dick Cheney, vice-presidente dos EUA, foi condenado no último dia 6. Lewis Libby Jr. era considerado uma das maiores autoridades dos níveis superiores da Casa Branca e este é o pior caso do tipo desde o Irã-Contra.
Ele mentiu quando jurou para o FBI que não havia identificado uma agente secreta para três repórteres do New York Times e da Time Magazine. A agente, no caso, era esposa do oficial que afirmou em 2003 que o governo Baby Bush teria deliberadamente distorcido informações sobre a intenção do Iraque de Saddam em adquirir urânio na Nigéria e fortalecer a tese de guerra contra o país. a revelação da identidade da agente em represália a revelação do marido arruinou a sua carreira no serviço de inteligência.
Cheney não gostou de ser desmentido sobre o urânio nigeriano e retaliou usando seu chefe de gabinete. Especialistas apontam que o juiz poderá condená-lo entre dois e dois anos e meio de prisão.
Ou seja, a mentira de Baby Bush para invadir o Iraque faz a primeira vítima dentro da Casa Branca!


Technorati Tags: , , ,

powered by performancing firefox

Nenhum comentário: