sábado, novembro 25, 2006

Hotel Ruanda



Este foi um dos melhores filmes que já vi na minha vida e não conheço ninguém que o tenha visto sem verter lágrimas de tristeza e indignação. Conta o triste episódio do pequeno país africano que protagonizou um dos maiores massacres humanos da história que ocorreu em 1994 com o silêncio completo da comunidade internacional. Mais de 800.000 pessoas foram mortas a golpes de facão e machados nas ruas em uma carnificina horrorosa. O filme mostra cenas e os bastidores dos crimes e o cinismo da França, Bélgica e EUA que poderiam ter impedido os fatos, mas se omitiram.

A milícia Hutu chamada Interahamwe com forte apoio do exército teriam sido treinados pela França e atuavam com conhecimento do governo francês. A carnificina começou com o atentado contra o avião onde estava o presidente do país e que era Tutsi e contrário aos interesses gauleses. A mortandade só parou quando os rebeldes Tutsi tomaram Kigali, a capital de Ruanda.

A França deu asilo aos assassinos Hutus que fugiram abarrotados de dinheiro e riquezas e agora um tribunal francês emitiu ontem ordem de prisão pelo atentado aos próprios Tutsis que hoje governam Ruanda!

Ruanda rompeu relações diplomáticas com a França e o país está às ruas protestando contra o neocolonialismo francês.

Veja também o fantástico documentário De Mãos com o Diabo: A Jornada de Romeo Dallaire (Shake Hands with the Devil: The Journey of Romeo Dallaire). Romeo foi o Chefe da Missão de assistência das Nações Unidas para Ruanda, o documentário foi vencedor do Festival de Sundance em 2004 e é um dos que é obrigatório assistir.

powered by performancing firefox

Nenhum comentário: