sábado, agosto 04, 2007

Vírus em Peloas causa apreenção


Rubéola em Pelotas

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus, que incide crianças e adultos, embora esteja entre as que os médicos comumente denominam como próprias da infância. Trata-se de doença benigna que começa com febre que dura aproximadamente três dias. Torna-se potencialmente grave quando em mulheres grávidas, pois pode causar mal-formações no feto, sobretudo quando contamina gestantes no primeiro trimestre. Ela se adquire pela via aérea e leva de 10 a 20 dias para se manifestar.
"O foco é imunizar todos homens e mulheres em idade reprodutiva”, salientou o secretário da Saúde, Osmar Terra. Os primeiros indícios de rubéola na região de Pelotas ocorreram em maio desse ano. Até agora foram notificados 134 casos suspeitos e 69 confirmados. O último caso de rubéola na cidade, até então, ocorrera em 2003. Presente à coletiva, o secretário municipal de Saúde de Pelotas, Francisco Isaías, disse que a população da cidade contará com 52 pontos de vacinação entre os dias 4 a 10 de agosto.
Segundo Osmar Terra, com os dados dos pacientes encaminhados ao Ministério da Saúde foi possível identificar que o vírus que está circulando no Rio Grande do Sul é o mesmo das regiões Sudeste e Nordeste do país. Desde o início de 2007, alguns Estados do Brasil vêm apresentando surtos de rubéola: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Espírito Santo e Distrito Federal.
Chupado da Gazeta do Sul.


Technorati Tags: ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: