sexta-feira, abril 13, 2007

Hospitais Públicos na mira de Terra



Terra não deve conhecer o HPS, o negócio dele é outro



Pois o Secretário da Saúde do Estado, Osmar Terra, perdeu uma grande oportunidade de ficar calado. Terra demonstrou seu despreparo para coordenar um dos órgãos mais importantes da administração e revela seu viés privatista às custas do serviço público aos mais necessitados.

Terra afirmou em reunião com o Conselho Estadual de Saúde realizada hoje em Porto Alegre, o que segue:

"Os hospitais públicos gastam cada vez mais e atendem cada vez menos."

A platéia era formada por pessoas gabaritadas e conhecedoras de políticas públicas de saúde ficou revoltada e perplexa pelo desconhecimento e má fé demonstrada pelo secretário. As estatísticas do SUS mostram claramente que o secretário está enganado.

Os hospitais públicos são os que mais atendem o SUS, os filantrópicos atuam mais intensamente nas patologias que são mais rentáveis no ponto de vista financeiro. O mais lamentável é ver o maior gestor de saúde pública do estado desconstituir o seu sistema público de atendimento.

Não é de graça que Terra disse isto, trata-se do Novo Jeito de Governar aplicado à saúde. Terra quer privatizar o sistema através dos filantrópicos e, como em outras áreas, fazer do estado mero repassador de verbas. Terra e seu governo entendem que o estado é muito difícil de administrar, além de suas capacidades, privatizar é um modo fácil de fazer amigos e obter deles benefícios, além de desonerar-se dos "problemas".

Como se vê, na saúde como em várias outras áreas a população nãoconta, nem mesmo os serviços. Cada vez o estado aplica menos recursos, aquém do que prega a constituiçào e Terra culpa os hospitais públicos de serem perdulários! É o fim da picada, como diria minha falecida avó.


Technorati Tags: , , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: