domingo, abril 22, 2007

Cláusula de Barreira





O dispositivo da cláusula de barreira fazia parte da regra do jogo eleitoral deste ano passado, partido que não alcançasse a meta perderia uma série de vantagens como participar da divisão do fundo partidário e de constituir bancadas. O PC de B não conseguiu.

Aí apareceu o Dr. Mello do STE e derrubou a cláusula e o rolo se instalou. O PT e os demais partidos dito grandes querem a aplicação da lei e entende que é mudar a regra durante o jogo. Isto distanciou o Pc do B do PT somado ao episódio da eleição da presidência da câmara.

Bom, mas a reforma eleitoral está na pauta de discussão do congresso e acredito que três questões são prioritárias: Fidelidade partidária, financiamento público de campanhas e voto em lista (distrital ou não). Estes três pontos são fundamentais, e se aprovados a cláusula de barreira perde o sentido.

Perde o sentido, pois se não for possível trocar de legenda durante o exercício do mandato sem renúncia, os partido nanicos e de oportunidade irão morrer por si. Permenecerão os partidos realmente ativos e com fundamento doutrinário.

Acho que esta plataforma poderá tirar a cara de azedume dos comunistas e abandonarem a proposta de frente com o PSB e PDT.

Acho que erram os comunistas caso contrário, o PSB não vai na esquina sozinho no e o PDT está muito confuso, pois apóia Lula E apoiou Yeda. Estes partidos devem forçar o PT a uma negociação mais ampla e não localizada.







Technorati Tags: , , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: