segunda-feira, novembro 19, 2007

Porque o dólar cai e o petróleo sobe?


Os coveiros do dólar

Isto não se lê nos jornais. Mas qual o mistério da desvalorização do dólar ante as mais diversas moedas mundiais e inclusive o Real? Isto se deve a robustez da gestão financeira do Brasil, mas não só isto. Na verdade o dólar está caindo no mundo todo.
O Euro nunca teve tão valorizado ante o dólar e isto tem ocorrido sistematicamente há alguns anos. A confiabilidade do dinheiro americano hoje não é mais o que foi no passado, principalmente no pós-guerra. O déficit público americano atinge índices impublicáveis e as despesas estão em ascenço.
A longa ocupação do Iraque, a permanente tensão com o Irã, o mesmo na Coréia, além dos problemas menores no Caribe (Granada, Cuba e Panamá) obrigam os EUA a manter um exército cada vez maior e mais caro para o contribuinte americano e para o mundo que se vê obrigado a paga o wellfare.
A China detém muitos títulos da dívida americana e vêm paulatinamente vendendo-os ou trocando por títulos em outras moedas. O ritmo tem sido lento, mas constante. Os Chineses vendem devagar para não assustar o mercado e perder muito valor. Mas a tendência persiste. Além disto, cada vez mais países negociam com a moeda européia, à exemplo do Irã e da Venezuela.
Esta venda de dólares no mercado aberto internacional, o caos administrativo americano, a inflação e o tímido crescimento nos últimos anos é que são as causas da queda do valor do dólar. E vai cair mais!


Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Na Periferia do Império disse...

Prezado Agente...

Postei um texto a respeito de um memorando secreto da embaixada dos EUA em Caracas para o General Michael Hayden, Diretor Agência Central de Inteligência (CIA), no qual se detalha planos de sabotagem do referendo venezuelano e ações da CIA para desestabilizar o governo.

O Plano, conhecido, como "Operação Tenaza", foi apresentado nesta segunda-feira (26/11) na TV da Venezuela.

Creio que você se interessa pelo assunto. Se puder escrever a respeito, denunciando mais essa intervenção na América latina, seria bom. O link para o memorando secreto (em espanhol) e o programa de TV estão em http://naperiferiadoimperio.blogspot.com.

um abraço blogueiro

Anônimo disse...

ola!Eu pesquisava e pesquisava cansado de procurar formas de ganhar cash online ate que descobri um website para ganhar cash sem arriscar para casino gratis,simpatizeimuito!
Deixo aqui o endereço para voces http://www.espanol.pokersemdeposito.com/ !
Inte