quarta-feira, novembro 07, 2007

Niver do dia


Leon Trotsky de niver hoje

Hoje Trotsky comemoraria 111 anos se estivesse vivo. Este ucraniano nasceu em 1879 e foi assassinado por um agente de Josef Stalin em 20 de agosto de 1940 no México. Trotsky foi um dos principais líderes do Partido Bolchevique que realizaram a revolução russa, tornando-se comandante do Exército Vermelho.
Intelectual vigoroso foi expulso e perseguido por Stalin após a morte de Vladimir Lênin em 1924. Tornou-se opositor à esquerda das políticas da ex-URSSS e previa que o proletariado retomaria o rumo do regime por um levante das massas.
Até hoje é uma pessoa controversa em seu país e sistematicamente censurado e proibido suas publicações. Difamado por várias décadas pelos oficiais stalinistas, morreu no exílio e tentando organizar os trabalhadores do mundo inteiro.
Na minha opinião era o membro mais inteligente e capaz depois de Lênin e deu uma contribuição inestimável à humanidade denunciando os crimes de Stalin, na organização operária e na teoria revolucionária. Feliz aniversário, Leon!


Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Agente, Trotsky não só morreu no exílio, como dizes.

Foi caçado como um lobo no México, e assassinado com um golpe de picareta de quebrar gelo, que lhe perfurou o crânio.

Nome do assassino: Ramón Mercader, a mando de Stálin. Recomendo, a propósito, a leitura de Jorge Semprun, bem como a maravilhosa trilogia de Isaac Deutscher, dos "Profetas". Vc.lê como um romance.

Abç.

PS: Nunca fui trotskista, mas admiro o velho, apesar de alguns erros primários fruto de dogmatismos e incapacidade de análise das conjunturas, no qual Lênin lhe dava um banho.

Anônimo disse...

Agente: logo se vê o modem tirou, também, a sua paciência com a matemática. Se Trotsky nasceu em 1879, completaria então 128 anos e não 111, como consta no post...