quarta-feira, novembro 21, 2007

Marqueting asqueroso


Contra os mosquitos matam a ética pelo lucro

Recentemente fui surpreendido por uma propaganda na TV que me deixou estarrecido. A que ponto chega a canalhice de um ser humano para vender um produto não importando de que maneira ou a que público.
Trata-se do novo comercial do veneno em aerosol (inseticida) chamado SBP. O comercial repete o jargão antigo "ruim contra os insetos, contra os insetos", no passado era "ruim apenas contra os insetos", mas era demais e foram proibidos. Um inseticida é um veneno e seu uso é perigoso, no caso é a base de piretrina.
A piretrina é utilizada em xampus para uso animal e em aerosóis. As reações adversas possíveis podem incluir bronquite asmática e em raras ocasiões podem levar até a morte. Assim, todo o cuidado deve ser tomado em manusear estes produtos, principalmente em se tratando de crianças e/ou pacientes com história prévia de reação alérgica. Na análise de sua composição, a piretrina é um ingrediente de inseticidas preparado a partir de flores de piretro, plantas da família Compositae, que inclui margaridas e crisântemos. Aparentemente inofensivas...
Bem, voltando ao comercial. Começa com uma mulher tipo "moderna", dinâmica, bem vestida, óbviamente branca, saindo do trabalho liga para o marido esperando em casa com os filhos. Sem dúvida isto mexe com o imaginário de uma dona-de-casa tradicional. Ela liga e pede dois favores ao maridão: liga o forno e passa o veneno na casa. Ele gentil e bossalmente responde: claro! Que lindo, a família perfeita.
O produto não se intitula um veneno ou biocida, passa a ser uma "proteção", mata o mosquito da dengue e alega proteger a natureza! O reclame estimula o uso contínuo e sem remorsos, algo tão trivial como esquentar o jantar. Tenta dissimular sua composição letal se dizendo a base de água, como se outros venenos poderosíssimos também não fossem hidrossolúveis (como o DDT).
Há outro comercial, de um chamado Raid, cujo inseticida acrescenta mais um uso grotesco. Ele é ideal para a casa e jardim! Agora vão contaminar também as plantas com veneno! Como se não fosse perfeitamente natural insetos nas plantas, afinal são eles que as polinizam. Adeus joaninhas, tatus-bola, pequenos aracnídeos, e outros seres inofensivos e úteis insetos.
Que absurdo ver isto todos os dias na televisão e com tal conteúdo, degradante!
Estou errado?


Powered by ScribeFire.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pior era outro, acho q a campanha anterior do SBP. Em que a mãe ligava e pedia para a filha de maiso ou menos 9 anos para passar o veneno na casa.
E dizia: "E não tem cheiro". Grande coisa, pior ainda. Não tem cheiro mas é veneno igual!!!

Anônimo disse...

Tenho visto esse comercial do SBP e também achei abusivo. Eles tentam dissimular o conteúdo venenoso do produto alegando que é a base de água. Sei. É a água que vai matar o inseto, por acaso? Vai afogar as baratas, né. Sempre que vejo um idiota usando esses produtos sento a boca nele. Taí um produto que nunca pretendo ter em casa.

Anônimo disse...

Os riscos do produto estão todos claramente explicados no rotulo, é que é coisa de brasileiro ser preguiçoso e não ler bulas, rotulos, em país de primeiro mundo isso é diferente, mas ai eu pergunto, vc ja viu alguem morrer pq estava em uma casa que passou SBP? digo SBP mas pode ser qualquer outro compativel, meu pai usa SBP desde que eu entendo por gente, quando era criança ante achava que tinha relação com o SBT, rs, mas enfim, NUNCA vi problema algum, é obvio que talves alguma pessoa que ja tenha problemas respiratorios, podem ocorrer alergias ou algo assim, mas isso esta no rotulo, vamos largar a mão de ser preguiços e ler, se for reclamar de tudo, o microondas por ex. vc acha que se falar que ele é um forne de radiação alguem ia querer comprar? mas usado corretamete causa problema? mesma coisa o SBP ou outra marca, é so usar corretamente, meu pai passava no quarto, na sala, não tinha problema com mosquito, hj usamos um na versão eletrico, pratico tb, mas esta no ROTULO que não pode ligar em ambientes fechados e a cabeça não pode ficar menos de 2 metros dele, no caso quando for dormir, na propaganda passa isso? NÃO! mas passa um menino dormindo DE JANELA ABERTA! enfim, todo produto bem usado não tem perigo, se tivesse, não seria vendido, e no caso do SBT, ja é vendido a varias decadas.

Agente 65 disse...

Caro Anônimo, a postagem trata da propaganda e não do produto em si ou de seu rótulo. Discordo de tudo que escrevestes, mas a questão central é o enfoque da propaganda que induz e omite a verdade.

Anônimo disse...

Bom so postei em anonimo que não tenho conta para postar, meu nome é Marcelo, como eu disse, a propaganda não mostra nada de anormal ao uso, se vc notar, o marido em questão desta propaganda, passa o produto na casa, e não mostra animais, não mostra comida na mesa ou comendo, não mostra criança no momento que esta aplicando, lembre-se que são apenas 30 segundos para passar a mensagem, como o produto da criança dormindo com a janela aberta, isso mostra rapidamente que não pode usar o produto em local fechado, o principal é vender o produto, a propaganda vendo rapidamente pode parecer uma coisa, mas se vc analisar com calma, ela não mostra nada de anormal, a intenção de todas as propagandas é VENDER, e sobre o caso da preguiça de ler rotulos, vai dizer que estou mentindo? que o brasileiro não le?

Anônimo disse...

1 libra de la razn exacta por la que personas como usted
estn constantemente en la bsqueda de mejores dietas para bajar de peso.
clotheshorse Un ejemplo de una estafa de dieta es la "pastillas de bloqueo de grasa y carbohidratos." Esta
de dieta para la quema de grasa que encuentres no bienen de
fuentes naturales.

Consejos de dieta # 1 Sincronizacin de los carbohidratosConsumir carbohidratos antes
de los entrenamientos nos da la energa que necesitamos para encuentras la belleza que buscas para tu cuerpo.

ringer Probablemente no hay dieta ms
popular en los ltimos tiempos que la dieta de Atkins. El historia de
prdida de peso de Isabel de Los Rios, puedes verla aqu ahora!



Las dietas muy bajas en caloras son solamente para los extremadamente obesos que estn experimentando ms cuidado con el tipo de alimentos que consumes.

Tambin deberias centrarte en quemar ms caloras de las que consumes.

quintessence No phase of the
South Beach Diet. Mediterranean diet is similar. Esta es la frmula secreta detrs de una
dieta del vientre plano y usted se sorprender con los resultados.