quarta-feira, junho 25, 2008

Corno e presidente


Escolhida à dedo

Nicolas Sarkozy foi eleito em maio de 2007, nascido Nicolas Paul Stéphane Sárközy de Nagy-Bocsa, é filho do húngaro Pál Nagybócsai Sárközy e da francesa Andrée Mallah. Sua mãe é descendente de judeus sefaraditas originários de Tessalônica, na Grécia. Apesar da origem judaica, foi criado na fé católica. Sarkozy era casado com Cécilia Ciganer-Albéniz que lhe colocou uma guampa fantástica, tendo sido fotografada em companhia masculina com os seios à mostra. Logo houve a separação, em outubro. A popularidade do presidente francês decaiu significativamente.
Corno e sem apoio popular o direitoso Sarkozy reagiu, casou-se em fevereiro com uma belíssima modelo de moda chamada Carla Bruni. Os pombinho após jurarem amor eterno foram passar a lua-de-mel no Egito e a imprensa do mundo cobriu o evento com grande estardalhaço. Bruni que infelizmente parou de posar nua agora ataca como cantora sem o mesmo sucesso.
Nas visitas oficiais, Carla Bruni é mais esperada que o presidente francês, por razões óbvias. A estratégia do presidente francês funcionou, sua popularidade volta a crescer na França e no mundo. Casamentos de mentira sempre funcionaram bem no jet-set, às vezes nem é preciso casar. Basta o rumor para que o casal ganhe notoriedade, como exemplo o falecido piloto Ayrton Senna que alavancou as carreiras de Adriane Galisteu e Xuxa.
E tem otário que acredita que é pra valer mesmo.

Apple mais perto das pessoas


Branco, leve e pequeno

Acabo de comprar um notebook em substituição ao falecido na semana passada. Vasculhei todos os cantos da internet buscando saber qual o modelo melhor e mais econômico. Queria desta vez um mais leve que facilitasse carregá-lo e em viagens, queria com um bom processador para não ficar desatualizado muito rápido e por fim que tivesse tanto webcam embutida, como entradas mais modernos (firewire, cartões, etc).
Me deparei com o Macbook, mas descartei de pronto pois sei que migrar de plataforma pode ser penoso e causar rápido descontentamento. Conversando com as pessoas, não encontrei ninguém que falasse mal dos Apple, quem tem está feliz e quem não tem gostaria de ter quando tivesse algum na mão.
Ocorre que agora os Apples estão mais acessíveis que nunca e com preços semelhantes aos PCs comuns. As características são surpreendentes, pois apresenta o processador mais potente e muita memória cache. Os Macbooks são mais avançados que os antigos iMac e com melhor portabilidade entre plataformas, compatibilizando arquivos com o Office sem problemas. Os melhores programas têm versão Mac e existe fartadisponibilidade de opções no mercado genérico (pirata). Outra grande vantagem é a segurança, pois raros são os ataques de spywares, scams, fishings e outros barbarismos do mundo PC. Relatos me confirmam que não existe tela azul, travamento ou reboots. Não pude resistir.
Pensei e pensei. Acabei indo no site das Americanas e comprando com prazo de entrega de 7 dias úteis.


terça-feira, junho 24, 2008

24 de junho na história

Hoje é um dia de grandes acontecimentos na história. Em 24 de junho 1509 o controverso Henrique VIII foi coroado rei da Inglaterra e acabou excomungado pelo Papa e fundou a Igreja Anglicana. Em 24 de junho de 1793 a revolução francesa promulgava a primeira constituição reublicana, marcando a maior data comemorativa da França.

Incompetência de Fumaça


Fumaça perdido na sucessão prejudica a cidade

O Conselho de Desenvolvimento do Delta do Jacuí abrange 10 municípios da região metropolitana de Porto Alegre e através dele é realizado a Consulta Popular. O governo do estado distribuiu para o COREDE do Delta do Jacuí R$ 7.426.046,63 que serão distribuídos entre nove municípios menos Porto Alegre. A capital poderá votar para fortalecer determinada demanda de outros municípios! A votação ocorrerá dia 25, amanhã e pode ser feita pela internet.
Tudo isto porque Fumaça, apesar de advertido por isto, não convocou sequer uma só reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) nos últimos dois anos! Assim a capital ficará sem os recursos da Consulta por total incompetência de seu alcaide. Pode?

domingo, junho 22, 2008

Caia a máscara da FIESP


Carga tributária uma ova! O problema da CPMF é outro.

REPÚBLICA VERMELHA
Recordemos texto do Boletim H S Liberal, de 19/11/2007, com informações de Mônica Bérgamo: “O ex-ministro da Saúde Adib Jatene ganhou mais notoriedade no debate sobre a CPMF, ao passar um pito no presidente da FIESP...” À frente da poderosa entidade... Skaf “está em campanha pelo fim da CPMF”. O médico Adib, ''pai'' da CPMF, falou alto e de dedo em riste: ''No dia em que a riqueza e a herança forem taxadas, nós concordamos com o fim da CPMF. (...) Os ricos não pagam imposto e por isso o Brasil é tão desigual. (...) Os ricos têm que pagar para distribuir renda''.

Skaf tenta rebater: ''Mas, doutor Jatene, a carga no Brasil é muito alta!''. E Jatene: ''Não é, não! É baixa. Têm que pagar mais. Por que vocês não combatem a Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), que tem alíquota de 9% e arrecada R$ 100 bilhões? A CPMF tem alíquota de 0,38% e arrecada só R$ 30 bilhões''. Skaf desconversa: ''A Cofins não está em pauta. O que está em discussão é a CPMF''. E Jatene, certeiro: ''É que a CPMF não dá para sonegar!''. Estava coberto de razão em seu diálogo acalorado com Skaf. Ele pôs o dedo na ferida com precisão cirúrgica.

22 de Junho tem de ser lembrado


Galileu seria fritado pelo Papa se não negasse sua teoria

A Inquisição em Roma forçou a retratação de Galileu Galilei no dia 22 de junho de 1633. A teoria científica de que o sol, e não a Terra, é o centro do universo contrariou o Papa Urbano VII que entendia nisto uma profunda heresia. Galileu assinou a seguinte declaração: "Eu renuncio com coração sincero e genuína fé estes erros e heresias, e eu os censuro e detesto assim como qualquer outro erro, heresia ou seita contrários a Santa Igreja Católica." Em Outubro de 1992 (359 anos após!), o Papa João Paulo II finalmente admitiu os erros cometidos pelos teólogos da Santa Igreja Católica e declarou o caso de Galileu encerrado.

sexta-feira, junho 20, 2008

Nota de Esclarecimento



O Blog do Agente 65 esclarece ao público em geral e aos seus leitores que não tem nenhuma responsabilidade com o conteúdo do filme "O Agente 86" que entra em cartaz esta semana. O autor deste blog, Maxwell Smart, nada tem com o ator Steve Carell a não ser o fato de ser mais bonito que aquele.
Não nos responsabilizamos por qualquer conteúdo ideológico americano contido nesta película e qualquer citação é meramente ilustrativa e pode não condizer com a realidade, este blog se exime de antemão de qualquer implicação jurídica sobre o filme. As opiniões políticas contidas no filme não são compartilhadas com este Agente. O Agente 65 não conhece o Agente 23 citado no filme e não possui com o mesmo qualquer parentesco.

Agente 65

100 nos de Salvador Allende hoje


Legitimamente eleito e assassinado por Pinochet


CeCAC - Centro Cultural Antonio Carlos Carvalho
26 de junho de 2008 marca o centenário do nascimento de Salvador Allende. No Chile e em outros países, inclusive no Brasil, serão realizadas homenagens a este grande lutador pela causa da libertação do povo chileno e pelo socialismo. Serão realizadas homenagens em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Brasília. Confira aqui a programação das homenagens.

quarta-feira, junho 18, 2008

Nota de falecimento


Tão abalado pela perda, ainda nem pensei em substituí-lo


É com profundo pesar que comunico o falecimento do meu notebook. Glorioso por quase 3 anos, me fez companhia e pesou na minha mochila. Ontem fui informado que o problema que estava apresentando era de origem na placa-mãe e que não valeria a pena salvá-lo. A família optou pela eutanásia. O notebook simplesmente apagava de uma hora para outra.
As informações nele contidas serão salvas, para que sua memória não se perca. Há solicitações para que seus componentes sejam doados a preços módicos para a recuperação de outros enfermos. A proposta está sendo analisada pelos herdeiros.
Sem mais, aos amigos que ainda quiserem mandar uma última mensagem ao meu companheiro falecido, favor postar comentários.

Mentira tem perna curta

Banrisul e DETRAN tem tratamento especial em ZH





Rosane responde à blogosfera como escreve sua coluna, com meias verdades e se fazendo de louca. A blogosfera guasca caiu de pau na cobertura de ZH sobre o rombo no Banrisul comparativamente à cobertura da Folha. A resposta saiu assim:

A Coluna de Rosane Oliveira de hoje diz: A reportagem que a Folha de S.Paulo divulga hoje como inédita sobre as suspeitas de irregularidades nas relações do Banrisul com a Faurgs foi publicada em Zero Hora de 11/04/2008 pelo repórter Leandro Fontoura.



Até cego vê que a cobertura de ZH do dia 11/04 e a da Folha desta semana tem pelo menos uma diferença básica. A Folha viu e apontou na manchete claramente o problema, o desaparecimento dos R$ 18 milhões. Na matéria de Zero Hora nem cartomante consegue arrancar do corpo da matéria qual é mesmo o problema. Enquanto a Folha esclarece, ZH confunde. Veja abaixo:




Folha - Contrato do Banrisul teve "sumiço" de R$ 18 mi, diz TCE Um relatório preliminar do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Rio Grande do Sul aponta irregularidades como "omissão de receita" de cerca de R$ 18 milhões em contratos do Banrisul com a Faurgs (Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) para desenvolver projetos de modernização tecnológica, informa nesta terça-feira reportagem de Simone Iglesias, publicada pela Folha (a íntegra da reportagem está disponível para assinantes do UOL e do jornal).

ZH - Estudo aponta irregularidades em contratos do Banrisul - Com base num dossiê de suspeitas elaborado pelo vice-governador Paulo Afonso Feijó contra a direção do Banrisul, uma inspeção extraordinária do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aponta irregularidades em contratos do banco com a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). As principais falhas seriam dispensa indevida de licitação, contratações e evasão de tributos.


Quem lê percebe claramete o chapabranquismo praticado por ZH que busca sempre resguardar os interesses do governo Yeda Crusius em detrimento da verdade jornalística e do leitor gaúcho.A Abelha Rainha, como diria o Marco, da comunicação do RS deveria ter deixado esta passar e não prestar este constrangimento de reafirmar seu próprio peleguismo e tentar passar por competencia sua manobra simplista.

terça-feira, junho 17, 2008

Boom imobiliário do bem


Casa própria: nunca esteve tão fácil

Estadao.com.br :: Economia :: Crédito imobiliário cresce 75,9%
Casa própria com dinheiro da caderneta de poupança, que sozinha representa 65% do crédito imobiliário, atingiu no mês passado a maior marca em 20 anos em número de unidades financiadas. Em um único mês, foram aprovados financiamentos para compra de 22.069 imóveis novos e usados destinados à moradia, número 35,6% maior em relação a igual período de 2007, segundo dados reunidos pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) a partir de informações do Banco Central (BC).
"Estamos vivendo hoje um excelente momento para o crédito imobiliário", afirma o presidente da Abecip, Luiz Antonio França. A estabilidade econômica, que permitiu o alongamento dos prazos de financiamento em até 30 anos com juros baixos, associada à possibilidade de reaver o imóvel (alienação fiduciária) em caso de falta de pagamento, são os fatores que sustentam esse cenário favorável, diz o executivo.

PSDB frita tucano


Ninho tucano em polvorosa!

Geraldo Alkmin (PSDB) está em processo de fritura em São Paulo. Os tucanos têm 12 vereadores na atual composição da Câmara de Vereadores e destes apenas um apóa a candidatura de Alkmin à prefeito! Alkmin conseguiu a indicação do partido através de um encontro onde apenas seus apoiadores entraram, obtendo a vitória.
O problema é que o atual prefeito Gilberto Kassab (DEMO) no sábado foi indicado também candidato à prefeito e no dia 22 a convenção tucana tem de decidir com quem vai, se com candidatura própria ou com os Democratas. A cisão está clara e tudo indica que Serra está por trás desta movimentação pró-DEMO.
O PSDB nacional chamou as duas partes do partido de São Paulo para conversar buscando um entendimento. Até agora isto não mostra sinais uqe possa ocorrer. Enquanto isto pesquisas de intenção de voto para a prefeitura de São Paulo mostram
Kassab em terceiro lugar na disputa. Marta Suplicy (PT) e Alckmin
lideram em empate técnico.

Já são 62 milhões desviados!


O buraco está cada vez maior!


Estamos acostumados à cifra de 44 milhões de reais desviados pela quadrilha rigotto-yedista dentro do DETRAN, mas aos poucos mais tem vindo à tona. O escândalo do DETRAN é só o fio da meada, há muito ainda por ser investigado.
Hoje a imprensa de São Paulo aponta irregularidades nos contratos do Banrisul. Em apenas um dos contratos analisados o Tribunal de Contas do Estado em 2006 contabilizou um débito para o Banrisul de R$ 24,2 milhões e crédito de apenas R$ 6,2 milhões para a famosa Fundação de
Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). Ou seja, R$ 18 milhões desapareceram da contabilidade. Claro que a contratação da FAURGS se deu sem nenhuma licitação e vários serviços foram terceirizados, exatamente como nas suas primas-irmãs do caso DETRAN.
Isto dá luz às denúncias feitas por Feijó contra o presidente do Banrisul ainda no ano passado e trás novas informações ao mar de lama que este estado se transformou.


segunda-feira, junho 16, 2008

Firefox day é hoje!

Download Day - Portuguese
A data oficial do lançamento do Firefox 3 é 17 de Junho de 2008. Junte-se à nossa comunidade e à esta iniciativa inscrevendo-se hoje para baixar o Firefox 3.

Versões?


Busatto perdeu o sorriso e a vergonha

Política - Busatto diz que subestimou CPI e conflito entre Yeda e Feijó
Estão saindo versões nacionais extremamente maldosas e injustas. Estão repassando a versão de que eu teria comprado Feijó, levado proposta de negociata, e isso é falso. Estão passando a idéia de que sou corrupto ou fui corrompê-lo. Isso está fora da minha vida pública, não sei fazer isso, não tenho nada a ver com com fraude do Detran.

Busatto afirma que estão "passando uma versão" sobre sua fala. Na verdade todos que ouvem a fita da conversa entendem a mesma coisa, não é preciso ouvir uma versão para chega a conclusão que se tratava de uma tentativa de negociata.
Menos, Busatto. O Rio Grande não é tão estúpido como acreditas!

sábado, junho 14, 2008

Yeda voltou aos anos de chumbo

Yeda quer o fim dos movimentos sociais


Há poucos anos em Porto Alegre quem discordava do regime era brutalmente reprimido. Éramos estudantes impávidos e alguns poucos sindicalistas que ainda conseguiam despistar a repressão política daqueles tempos. Ouvíamos Geisel falar em abertura enquanto apanhávamos como cães no centro da cidade por pedir democracia, eleições e meia entrada nos cinemas.
Era o final dos anos de chumbo e a corrupção campeava. Um parente de Geisel foi salvo da bancarrota de sua financeira que emitiu títulos sem lastro, na época era o maior escândalo financeiro do mundo. O cara emitia títulos e saía a vendê-los com o aval da união, na maior cara de pau. Tudo isto com o silêncio das redações amordaçadas pela censura. Os escândalos Luftfalla, Coroa Brastel, o Montepio da Família Militar, e tantos outros.
Bancas de jornais eram explodidas em Porto Alegre por grupos paramilitares que não aceitavam que fossem vendidos jornais como o Pasquim e o Coojornal. Os assinantes destes jornais viam às claras a diminuição dos anunciantes que eram duramente pressionados pelo patronato (via federações e sindicatos) e pela repressão para estancar o fluxo financeiro dos jornais ditos "subversivos". Os jornalões faziam o jogo do poder e mostravam as maravilhas da ditadura. Raramente as redações colocavam algo sobre o regime que logo sumia das manchetes.
Analisando o momento do estado, percebe-se uma regressão nefasta aos tempos do obscurantismo. Fico pasmo com o regime de repressão de volta ao Piratini e a complacência dos jornais da capital. A corrupção campeia e a versão dos réus é a que repercute na mídia, são todos uns anjos e muito amados de todos os comentaristas, nada é aprofundado e ficamos com uma informação fria sem análise alguma.
Yeda é autoritária e quer eliminar seus adversários, anunciou que iria mudar-se do Piratini e ir para o Centro Administrativo. Ficou e baixou a ordem para que ninguém se aproxime. O pior de tudo é que achou um gorila dentro da Brigada que aceitou fazer este ridículo papel de algoz da democracia. Não satisfeita em mandar bater, a governadora ofende os gaúchos chamando os movimentos sociais de vagabundos.
Num dia a imperatriz dos pampas diz que vai implodir o Presídio Central, produzindo o factóide mais idiota que já se viu, puramente diversionista. No outro sai uma matéria "especial" no "diário oficail" sobre o problema do Presídio Central, dizendo que a imperatriz teve uma granda idéia. Ora, vejam bem, se o presídio é um problema que o governo o resolva, afinal se o tamanho importa, que o dividam em três. Só que ninguém pensou nisto.
É o grau de envolvimento desta imprensa com Yeda. Vergonha total. Estamos vivendo um estado de exceção.
Hoje escutei no rádio algo interessante sobre o deputado federal Cláudio Daiz (PSDB), a bolachinha receada da mídia e da governadora e tido como um excelente negociador, embora ninguém saiba quem ele seja na verdade. Pois o Cláudio Diaz seria o novo secretário-geral do governo de Yeda, mas foi desconvidado devido as suas "exigências" não aceitas pela imperatriz. Ninguém perguntou quais seriam estas exigências! Alguns já comentam que foi muito feio o que o deputado fez, pois constrangeu a governadora... sei. Não esquecem que apearam Jair Soares (PP) do Conselho Político do governo por ter idéias distintas da governadora sobre a privataria. Ou seja ou concorda com a imperatriz ou morre.
Pela democracia, pela volta da luz, pela liberdade, pela decência, Fora Yeda!!

VIOLÊNCIA E CORRUPÇÃO NO GOVERNO YEDA CRUSIUS



Nem reza forte vai salvá-la

:: Fazendo Media: a média que a mídia faz ::


Por Marcelo Salles, da redação

A Comissão Pastoral da Terra, o MST e outras entidades criticaram duramente o governo Yeda Crusius (PSDB-RS), acusado de corrupção e fraude na contratação de empresas pelo Detran regional, com um prejuízo estimado em R$ 44 milhões aos cofres públicos. Em nota divulgada nesta quinta-feira (12/6), movimentos sociais afirmam que a corrupção do governo tucano faz parte do mesmo projeto político que criminaliza os trabalhadores que lutam por seus direitos.

O Rio Grande do Sul vive um Estado de Exceção. Toda e qualquer manifestação social é reprimida com violência pela Brigada Militar sob ordens da Governadora Yeda Crusius. São freqüentes os episódios de trabalhadores e trabalhadoras algemados, feridos com balas de borracha e atingidos por bombas de gás lacrimogênio e pimenta. Professores, metalúrgicos, sem terras, desempregados... a violência do Estado contra os pobres é cotidiana nas abordagens da polícia para os trabalhadores, sejam nos bairros, sejam nos movimentos sociais”, diz a nota.

Para o Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul, a quadrilha atuava em diversas frentes. “O esquema contava com cerca de 10 (dez) advogados, entre os quais alguns de grande renome em seu meio, cinco profissionais de contabilidade, dois economistas, psicóloga, administradores de empresas e engenheiros, dentre outros. Vários deles, ainda, acumulavam funções acadêmicas, sendo ‘formadores de opinião’ no seio acadêmico”.

Além disso, o MP reconheceu a participação de órgãos de imprensa e agências de publicidade na proteção da imagem do grupo. “Os denunciados integrantes da quadrilha não descuidavam da imagem dos grupos familiares e empresariais, bem assim da vinculação com a imprensa. O grupo investia não apenas na imagem de seus integrantes, mas também na própria formação de uma opinião pública favorável aos seus interesses, ou seja, aos projetos que objetivavam desenvolver. A busca de proximidade com jornais estaduais, aportes financeiros destinados a controlar jornais de interesse regional, freqüentes contratações de agências de publicidade e mesmo a formação de empresas destinadas à publicidade são comportamentos periféricos adotados pela quadrilha para enuviar a opinião pública, dificultar o controle social e lhes conferir aparente imagem de lisura e idoneidade”.

Os movimentos sociais que atuam no Rio Grande do Sul também chamaram a atenção para a relação do governo Yeda Crusius (PSDB-RS) com empresas acusadas de causar danos ao meio-ambiente. “A corrupção também é institucionalizada e formalizada nos financiamentos de campanha. A Governadora foi financiada por grandes grupos financeiros e por empresas transnacionais. Apenas três empresas de celulose - Stora Enso, Aracruz Celulose e a Votorantim - doaram meio milhão de Reais para a campanha Yeda. E o agradecimento às doações são pagos em políticas da governadora: desregulamentação ambiental para beneficiar a compra de áreas por papeleiras, fechamento de salas de aulas e turmas de Educação de Jovens e Adultos, privatização do Banrisul, concessões fiscais aos financiadores da sua campanha”, afirma o texto.

quarta-feira, junho 11, 2008

A Bolívia não é o Kosovo



Após a secessão do Kosovo, província sérvia tornada "independente", é a
Bolívia que o imperialismo tenta dividir.
Uma das primeiras medidas do novo governo fantoche do Kosovo foi autorizar empresas americanas a explorar as imensas reservas petrolíferas do pequeno país. Trata-se do mesmo procedimento aqui ao lado com a Bolívia, rica em petróleo e gás e com grandes divisões tanto étnicas como econômicas, igualmente ao caso europeu. Um escândalo!
A história mostra as terríveis conseqüências de processos
divisionistas e separatistas induzidos e insuflados por interesses
estrangeiros.
Subscreva a mensagem de apoio ao governo do Presidente Evo Morales Ayma, às
suas políticas de mudança e ao processo constituinte soberano do povo
boliviano que segue abaixo:

"A Conspiração para Dividir a Bolívia deve ser denunciada"

O processo de mudanças em favor das maiorias na Bolívia corre o risco de ser brutalmente coartado. A ascensão ao poder de um presidente indígena, eleito com um respaldo sem precedentes nesse país, e seus programas de beneficio popular e de recuperação dos recursos naturais, tiveram que enfrentar desde os primeiros momentos as conspirações oligárquicas e a ingerência imperial.

Nos dias mais recentes, a escalada conspirativa alcançou suas cotas máximas. As ações subversivas e anticonstitucionais com que os grupos oligárquicos pretendem dividir a nação boliviana refletem a mentalidade racista e elitista destes setores e constituem um perigosíssimo precedente, não só para a integridade desse país, mas também para a integridade de outros países de nossa região.

A história mostra com sobrada eloqüência as terríveis conseqüências que em todos os terrenos têm tido para a humanidade os processos divisionistas e separatistas induzidos e respaldados por poderosos interesses forâneos.

Diante desta situação, os abaixo-assinados queremos expressar o nosso respaldo ao governo do Presidente Evo Morales Ayma, às suas políticas de mudança e ao processo constituinte soberano do povo boliviano. Ao mesmo tempo, rechaçamos o chamado Estatuto autonômico de Santa Cruz por seu caráter inconstitucional e por atentar contra a unidade de uma nação da nossa América.

Chamamos todas as pessoas de boa vontade a unirmos nossas vozes para denunciar por todas as vias possíveis esta manobra divisionista e desestabilizadora em uma hora histórica para a América Latina.

Sonegadores preocupados


Sonegador pode esperar, que o leão vai te pegar!

O governo aprovou a Contribuição Social para a Saúde (CSS) hoje na Câmara dos Deputados que retorna ao Senado para nova aprovação devido as alterações realizadas no projeto original. A alícota seria de 0,1% (bem menor que a antiga CPMF que chegou a ser de 0,38%), porém estariam isentos do pagamento da CSS os aposentados e pensionistas,
além dos trabalhadores formais que recebam até R$ 3.038,99. Quem ganha
acima deste valor e tem carteira assinada também será isento até este
limite, pagando apenas sobre o restante.
Além da boa arrecadação, que segundo contas feitas pelos parlamentares da base governista, a CSS
proporcionaria uma arrecadação de R$ 11,8 bilhões em 2009, R$ 12,9
bilhões em 2010 e R$ 14,2 bilhões em 2011, agora a receita poderá cruzar novamente os dados declarados no Imposto de Renda com o pagamento de CSS, que revela a sonegação fiscal.
Como o Senado já votou à favor da CSS e quando derrubou a CPMF prometeu aprovar um novo imposto apenas para a saúde, o gverno acredita na aprovação da matéria também na câmara alta do país.

Sai Jair, entra Otomar

O PP desembarcou de Jair e já tem substituto:

O presidente do IPE, Otomar Vivian, foi confirmado pelo presidente estadual do PP, Jerônimo Goergen, como indicado do partido ao gabinete de crise. A siglateve que definir um novo nome após a saída de Jair Soares. Zero Hora

O que a ZH não explica é a razão da defenestração. Jair nunca foi privatista e discorda da maneira como estão as coisas na administração Yeda que aponta para a entrega geral de tudo o que for público, de estradas aos serviços do DETRAN....
Otomar Vivan ao contrário de Jair, apesar de serem do mesmo PP, é privatista de carteirinha e foi tropa de choque de Antônio Britto. O passado de Otomar o qualifica para fazer parte do governo de Yeda, tem o rabo preso, já Jair estaria muito livre.
A imprensa guasca, como diz a Nova Corja, passa ao largo do assunto.

Bye, bye Jair





Me inclua fora dessa!

DiegoCasagrande.com.br - Em tempo real

O ex-governador gaúcho Jair Soares, que já havia sido confirmado pelo Piratini como integrante do chamado "Gabinete de Transição", acaba de abandonar o grupo. Ele entrou em rota de colisão com a governadora Yeda Crusius após defender publicamente algumas posições polêmicas, como, por exemplo, a de uma forte intervenção estatal no Detran-RS.

Jair Soares era o nome indicado pelo PP para integrar a iniciativa criada juntamente com os cinco partidos da base aliada para "reestruturar" a administração estadual. Ainda ontem, o nome do atual secretário de Infra-estrutura do RS, Daniel Andrade, foi confirmado como o representante do PSDB no gabinete.

Ou seja, Yeda usará a máxima de Maquiavel que disse, ou teria dito que é "preciso mudar param que tudo fique como está". Yeda não pretende mudar o modelo privatista do DETRAN, pois sabe que existem ali interesses que se contrariados poderão abrir o bico. Os CFCs e outros sabem muito bem como a coisa funciona e permanecem calados como se nada fosse com eles também.

Falou e disse


Vai encarar? A imprensa fugiu.

A Nova Corja
A menos que alguém aqui consiga me explicar como podem chamar de “Gabinete de Transição” uma operação para salvar o governo pela 19ª vez em um ano e meio de fiascos. A transição é para onde? O hospício? Porque, se for esse o caso, a desgovernadora vai liderar o caminho com folga. Pior é ver todo mundo baixando a cabeça para Bu$atto e Yoda com explicações completamente estapafúrdias, como se estivessem mesmo certos.

Mas chapa branca tem limite. Pensei que o jornalismo bovino tinha se flagrado que se não investigar esse caso e tantos outros prestes a explodir, eles vão se acionar sozinhos e depois os editores e repórteres dizem que não faziam idéia do que estava acontecendo. Jornalismo investigativo não dói e é mais digno do que publicar as versões de defesa de quem não tem mais o que defender.

terça-feira, junho 10, 2008

Vídeo incrimina!


Mais que isto, só confissão!

Além das gravações dos telefonemas entre os réus no escândalo do DETRAN, agora apareceu a primeira imagem da traca de malas pretas cheias de dinheiro em um flat da capital. No vídeo aparece o ex-coordenador do projeto Detran na Fundae, Rubem Höher entrando no flat com a mala preta e a chegada do então diretor da CEEE Antônio Dorneu Maciel (ex-todo poderoso da assembléia Legislativa).
O interessante é que no vídeo a ansiedade de de Maciel é tanta que ao chegar na garagem do flat o carro nem termina de parar ele já pula do lado do carona em direção ao dinheiro. É a sede, é o urso perto do pote de mel. É mais forte que ele, é da sua natureza.
E agora? Temos gravações e começam a aparecer imagens, como ficamos? A versão de tia Yeda/Busatto cola pra quem?

Crescimento sem dono


Bah! O gato comeu?


Os canalhas sequer citam o governo federal pela conquista desta marca histórica. É como se tivesse caído do céu ou acontecido apesar do governo.

Economia - IBGE: PIB cresce 5,8% no 1º trimestre do ano
A economia brasileira cresceu 5,8% no primeiro trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado e registrou expansão de 0,7% na comparação com o quarto trimestre de 2007. Esses são os números das Contas Nacionais Trimestrais, que mostram o Produto Interno Bruto (PIB), divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

segunda-feira, junho 09, 2008

Pediu demissão ou foi saído!!!


Saiu ou foi saído?

Que vergonha, a governadora mentiu mais um vez para os gaúchos! O pior é que foi desmascarada pela própria RBS! Veja abaixo o que diz o Grizotti:

Direto da fonte - Instituto denunciado promove curso sobre ética (Giovani Grizotti)
Comandante-geral foi afastado pela Justiça

No clicRBS, agora:

Em entrevista coletiva na tarde deste sábado, após dias de silêncio diante da crise no governo, a governadora Yeda Crusius anunciou que aceitou os pedidos de demissão do chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, do secretário-geral de Governo, Delson Martini, o chefe do escritório do Rio Grande do Sul em Brasília, Marcelo Cavalcante, e do comandante-geral da Brigada Militar (BM), coronel Nilson Bueno.

Ops: ao contrário do que deu a entender aos jornalistas, o comandante-geral da BM, Nilson Bueno, não pediu para sair não! Ele foi afastado pela juíza militar Maria Emilia Moura da Silva, que argumentou:

A postura do juízo busca resguardar a ética e a moralidade, indissociáveis de toda atividade pública, vendo-se que a conduta demonstrada pelo Cel. Nilson Nobre Bueno, enquanto Comandante-Geral da Corporação, violenta a moral de sua Instituição, na forma de sobreposição de interesses privados ao público(...). Mantê-lo na condição de comandante-geral, com certeza, causará sentimento de pressão ou sensação de constrangimento a qualquer subalterno que convocado judicialmente, ainda mais pela ampla repercussão que o episódio obterá na caserna.

O interrogatório de Bueno está marcado para o dia 12 de junho, às 8h30min. Ele foi denunciado pelo Ministério Público por estelionato, falsidade ideológica e prevaricação (deixar de cumprir o dever). Entre as irregularidades, está o recebimento indevido de diárias. O coronel nega.

domingo, junho 08, 2008

Todos lá!!!!


Chega do novo jeito!

RS URGENTE
Sindicatos e movimentos sociais do Rio Grande do Sul estão convocando toda a população para um ato público, segunda-feira, a partir das 14 horas, em frente ao Palácio Piratini. A manifestação é em protesto contra a sucessão de escândalos e denúncias de corrupção envolvendo o governo Yeda Crusius (PSDB). Este será o primeiro ato de uma série que deverá se estender durante a semana. Toda a população está convidada a participar do ato.

sábado, junho 07, 2008

Resumo da novela


Segunda-feira promete!


Resumo da crise no governo Yeda (PSDB) até aqui:
  • Secretário do Planejamento Ariosto Culau (PSDB) - por tomar chopp com quadrilheiro foi demitodo;
  • O Secretário-geral de Governo Delson Martini (PSDB) - agendou quadrilheiro para conversar com a governadora;
  • Escritório de Brasília Marcelo Cavalcante (PSDB) - recebeu uma carta de quadrilheiro indicando corrupção no governo e nada fez;
  • Chefe da Casa Civil Cézar Busatto (PPS) - babaca que se deixou gravar oferecendo propina para calar o vice-governador.

Canalhas!


Faz careta pra mídia e pros gaúchos

Eu fico chocado com a cara de pau desta quadrilha que se adonou do palácio Piratini. Analisem as frases abaixo:

ZH Política - Busatto: "O vice-governador é um mau caráter"
Estou me sentindo vítima de uma verdadeira armação, tocaia, de uma armadilha safada — disse Busatto, alegando que Feijó falava de forma treinada, com frases previamente preparadas:

O vice-governador é um mau caráter. Ele não é um homem honrado.
Se ele se sente uma vítima, imagina o povo gaúcho enganado por esta corja de safados. Se Feijó é mau caráter, qual o caráter do resto do governo e de Busattinho? Se Feijó não é um homem honrado, oque dizer de Yeda?
A sociedade gaúcha ouve estarrecida a cada dia novas declarações bombásticas que revelam uma grande máfia que atuava nos bastidores para desviar dinheiro público dos impostos para bolsos particulares sem a menor cerimônia, inflando riquezas e dilapidando o erário.
Quero lembrar que Busatto foi secretário da Fazenda do estado! Imaginem só, de Antônio Britto!! Não quero nem pensar sobre isto.

sexta-feira, junho 06, 2008

Caiu!?



C
A
I
U
U
U
U
U
U
U!!!!
!!!
!!!!

Sigilos


A coisa é bem maior do que se imagina

Observem a situação em que se encontra o governo com a revelação dos diálogos gravados pela Polícia Federal. Um secretário deverá ser defenestrado ainda hoje e a base aliada deixa de existir na defesa do que se refere ao DETRAN e os vigaristas envolvidos. Cassiá Carpes (PTB) pertence a base aliada e foi o primeiro a pedir a demissão do Secretário de Governo de Yeda, Delson Martini. A oposição apenas cochichava a possibilidade e Cassiá abriu o verbo.
Imaginem os leitores se o sigilo bancário também fosse liberado. Com as gravações e as movimentações de financeiras reveladas, estas pessoas não poderiam mais andar nas ruas, pois seriam apedrejadas. Certamente que as informações bancárias são ainda mais incriminatórias.
E mais, a PF não ficou só ouvindo a bandalheira. Certamente se fez presente em todas as reuniões marcadas para a carga de dinheiro vivo, deve haver várias fotos de malas entrando e saindo do tal escritório. Imaginem as "inteligências superiores" e "pessoas de bem" caminhando assutados com malas cheias de dinheiro, seria a glória!
A coisa mal começou e já está uma fedentina insuportável, mas há mais. Muito mais.

Nova Corja inovou


O funk do DETRAN vai colar!


O espinafrado site do Nova Corja inovou a blogosfera e fio mencionado até pela abelha rainha Rosane Oliveira. Eles simplesmente pegaram trechos das degravações e fizeram um funk com a música(?) do Créu, ficou ótimo!
Baixe ou ouça abaixo a obra prima que vai virar hit esta semana. Na música aparece repetidamente ZO chamando Vaz Neto de liderança e uma risada escrachada ao fundo, imperdível!



quinta-feira, junho 05, 2008

O que diz Germano e o que significa

Desta ele não escapa!

Vamos analisar o que disse a inteligência superior de Otávio Germano:

"Essa é uma conversa antiga, de um ano atrás. Isso não é um fato novo.
É um fato antigo e que foi tornado público agora. Eu percebi que
algumas pessoas, de forma maledicente, tentaram passar a idéia de que
era uma descoberta da CPI o fato de o 'Homem Não Identificado' ser eu."
Vamos por partes. Primeiro: quem quer saber se é antiga a conversa ou não? É incriminadora ao garoto de Cachoeira e ponto. Segundo: só foi tornado público agora por autorização judicial, mas o nobre deputado poderia ter se identificado e reproduzido sua fala a qualquer momento. Não o fez porque não o quis. Terceiro: maledicente é a atitude do ex-secretário que trata de assuntos escusos com um meliante quadrilheiro e nós gaúchos somos gratos à CPI por divulgar as fitas que ficariam presas apenas no processo criminal. Por último: ZO, vai procurar um advogado e pára de encher o saco. Pára de nos chamar de babacas!

quarta-feira, junho 04, 2008

Porque eles mentiram


Diz a verdade, qual o primeiro sentimento quando vê este meliante?

Flávio Vaz Neto (PP), Antônio Dorneu Maciel(PP) e Lair Ferst (PSDB) foram à CPI e mentiram descaradamente. Disseram que nunca conversaram entre si sobre o DETRAN e nem com Chico Fraga (PTB) entre outros, mentiram sabendo que a Polícia Federal havia gravado ligações telefônicas deles.
Ora, se sabiam do conteúdo das gravações que foram utilizadas pela inquirição durante o período em que estavam presos e demais depoimentos, qual a razão para mentir para os deputados? É muita burrice mentir sabendo que será desmascarado, e de burro eles não têm nada.
A resposta é que a governadora deve ter garantido que a CPI não iria andar e jamais receberia a quebra do sigilo telefônico. Agora todos entenderam as medidas adotadas pela base aliada para postergar depoimentos e infiltrar pessoas sem qualquer envolvimento com a trama. A intenção de Yeda era que a CPI terminasse sem nada de novo e que a coisa iria esfriar com o tempo. Deu errado e agora o cheiro ruim está impregnando o Palácio Piratini.
Yeda errou e se comprometeu tanto com sua base que fez papel de idiota, como com a população que já não simpatizava com seu governo (opior avaliado da história em tão pouco tempo). A gora ela ficará na linha de tiro e poderá ser impedida, como este blog já havia especulado ainda antes da posse, Yeda pode não terminar seu mandato.
Obs - Perceberam o silêncio da mídia em relação aos episódios da histórica tarde de hoje? Cobertura ao vivo durante toda a tarde, mas nenhuma análise ou opinião escrita, porque será?

Caiu a casa


A verdade nas fitas

A reprodução das fitas das escutas da Polícia Federal sobre o Escândalo do DETRAN botaram abaixo a versão da mídia amiga e incrimina a todos os envolvidos. Isto ainda vai tirar a tia do palácio, esperem e verão!

Consumo compatível


Brasileiro e o consumo

Um estudo recente Conduzido pela Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que cada brasileiro caminha na média 1.440 km por ano.
Outro estudo feito pela Associação Médica Brasileira mostrou que na média o brasileiro toma 86 litros de cerveja por ano.
Isso significa que na média, o Brasileiro faz 16,7 km por litro.
Nada Mal!

terça-feira, junho 03, 2008

Simon prevaricou


Ajudou é? E agora?

Prevaricar é aproveitar-se de cargo público para fazer favores escusos, conceder privilégios, cometer desvios e outras derivações. O ex-governador Pedro Simon, mais conhecido como Madre Tereza, agora senador tem se destacado ultimamente pelo silêncio em relação ao caso Detran apesar de ser senador pelo nosso estado, foi também o tribuno que mais falou sobre os escândalos do mensalão. Ou seja, sempre protege os seus, apenas os seus.
Simon é raposão da política e foi o governador mais inépto que já passou pelo estado, ganhou do Amaral de Souza. Levava meses para tomar uma decisão e seus vacilos eram motivo de piada pelo estado.
Se algo aconteceu no governo Simon, foi apesar dele. Isto posto, me surpreendi ao ler a ZH de hoje a sua declaração:
— Sim, eu interferi. Interferi da maneira que podia. Se tivesse avançado mais, teria prejudicado o Dexheimer.
Ou seja, o governador do estado interferiu numa investigação policial para proteger um deputado do seu partido que estava sendo investigado pela morte de um colega deputado do mesmo partido. Isto é um escândalo!
Quem acompanhou o caso na época sabe que as trapalhadas da polícia foram muitas e que isto prejudicou muito as investigações e se especulou que elas teriam sido intencionais. Agora fica claro que eram intencionais e a mando de quem.
Dizem que Deheimer foi acusado injustamente apenas para livrar a cara dos verdadeiros culpados, o caso teve repercussões em um grupo de notórios homosexuais poderosos do estado que na época alugavam uma casa na zona sul para suas orgias. Daudt fazia parte do grupinho bambi e algum dos namoradinhos teria sido o pivô do esquema. Se os nomes viessem à tona, a repercusão seria desastrosa. Isto explica o abafa e a interferência de cima.
Não é por nada a benevolência de certo grupo editorial para com o senador gaúcho, não tiveram o nome do papai enlameado por um escândalo homosexual. Que bobagem, eles estavam só tentando ser felizes, não acham?

domingo, junho 01, 2008

Esc^ndalo no escândalo, não tem fim



Tem muita ferramenta ainda nesta caixa do DETRAN


Rosane de Oliveira - Aliás (Fabiano Costa)
A presidente do Detran, Estella Maris Simon, conversou hoje pela manhã com o Gaúcha Atualidade sobre a maior preocupação do contribuinte gaúcho: a redução da carteira de habilitação no Rio Grande do Sul. Estella disse que não há previsão disso acontecer:

— Não posso afirmar isso. Mas no que era possível fazer, o Detran fez.

Realmente. O DETRAN só não fez mais porque não deixaram e ainda fizeram uma CPI, caso contrário o DETRAN faria muito mais, certamente!

Estella disse também que o Detran precisa trabalhar muito com a parte privada, porque a parte pública do Estado, ou seja, a taxa pública, não é muito elevada.

Nãaaao, imagina! É muito barata.

— ...no Rio de Janeiro, no Paraná e em Pernambuco, não ultrapassa R$ 350, enquanto que no Rio Grande do Sul é R$ 520.

A explicação de Estella para essa diferença é de que na época em que se criou o Detran do Rio Grande do Sul, ninguém prestava esse tipo de serviço, pois era um modelo novo.

E não era novo no Rio de Janeiro, Paraná e Pernambuco????

— Quem apareceu na época com a possibilidade de prestar o serviço foi a Fundação Carlos Chagas, e ali se estabeleceu um valor, que na época se entendeu que era o ideal. E esse valor foi se mantendo e sendo corrigido. Por isso se chegou ao valor de hoje, pois se partiu de patamares equivocados.


E se está com patamar equivocado, quem sabe se conserta agora. Se a própria presidente do órgão admite que o parâmetro inicial está errado, o que falta pra resolver este embróglio??? Acertar a comissão?

sexta-feira, maio 30, 2008

O Banrisul e a coroa


A coroa além de casa quer banco!!!

A Nova Corja
“O Banrisul não é para vender, é para desenvolver o Estado. O banco é a jóia da coroa do Rio Grande do Sul“
Tia Yeda deixa claro que o Banrisul lhe pertence. A frase define o Banrisul como a "jóia", já a "coroa" só pode ser ela mesma!!!!

Como comprar uma mansão


Um chopinho não tem problema, ou tem?

Sou cliente de um infame que enche minha caixa postal com todo tipo de bobagem. E cliente diário, pois me manda no mínimo duas por dia. Claro que sempre de grande tamanho, pra lá de 5 Mb! A maioria nem leio, metade é putaria e a outra metade são piadas ou que já conheço ou não vale a pena.
Mas estes dias ele acertou, por incrível que pareça. Me mandou um manual orientativo de como adquirir uma residência utilizando-se a recente experiência da governadora do nosso honroso estado. Pois vejamos como a tia Yeda adquiriu seu imóvel:
  • Estreite relações com um amigo rico, de preferência que tenha negócios vinculados ao governo. Yeda acertou na mosca aproximando o lobista tucano Lair Ferst de seu convívio durante a campanha eleitoral. Afinal, Ferst já naquela época tinha empresas que recebiam pagamentos milionários do Estado por serviços não realizados ou desnecessários;
  • Transforme este amigo em tesoureiro de sua campanha. A governadora fez certo e escolheu Lair Ferst, marido de miss, festeiro e – o mais importante - empresário especializado em solucionar problemas financeiros;
  • Arranje um vendedor desapegado dos bens materiais, desesperado e afundado em dívidas ou louco de pedra disposto a torrar uma casa que vale 1,5 milhão pela metade: R$ 750 mil. Yeda conseguiu um: Eduardo Laranja. Não é gozação. O cara tem laranja no nome;
  • Consiga vender um apartamento que a Justiça proibiu de vender. Yeda conseguiu vender um em Capão da Canoa por quase R$ 150 mil;
  • Fale muito, mas muito de transparência, mas esconda o jogo. Todo mundo vai acreditar. Todo mundo não. Sempre tem uns micuins por aí que podem encher o saco e questionar o seu novo jeito de governar;
  • Mantenha distância do tal empresário que lhe deu uma mãozinha lá no início. Não tenha medo de cuspir no prato que comeu. Mas atenção. O cara pode querer alguma recompensa para ficar quieto; pode vir com uma história de créditos. Afaste-se dele, mas mande um secretário de sua confiança tomar um chopinho com ele e tranqüilizá-lo, lembrando que seus interesses serão preservados;
  • Mantenha a pose, freqüente festas de gala e visite Nova Iorque. Ninguém vai acreditar que você é uma trambiqueira travestida de governadora.
Entendeu? Agora sabes a razão que ainda pagas aluguel, né? Quem mandou ser honesto!
ss

Powered by ScribeFire.

terça-feira, maio 27, 2008

Agora vai!


Vale tudo, só não vale homem com homem e nem....

Folha Online - Executiva do PT autoriza aliança com PSDB, PPS e DEM em 12 municípios - 26/05/2008
A Executiva Nacional do PT aprovou hoje a aliança com partidos que fazem oposição a Lula em nível nacional nos seguintes municípios: Palmas (TO) e Montes Claros (MG) que articulam aliança com PPS; já com os tucanos a aliança foi aceita em Linhares (ES), Nova Friburgo (RJ), Criciúma (SC) e Itajaí (SC).

Já a parceria com o DEM foi aprovada pelo comando nacional do PT em Guarujá (SP) e Canoas (RS) e mais uma inusitada aliança dos democratas e tucanos com os petistas em São Vicente (SP) e Cáceres (MT). Segundo interlocutores, essas parcerias foram aprovadas desde que PSDB, PPS e DEM não estejam como cabeça de chapa na aliança com o PT.

E em Caxias do Sul (RS), Pepe Vargas do PT e componente da Democracia Socialista (mesma corrente de Raul Pont) vai sair aliado com o Partido Prograssista.

segunda-feira, maio 26, 2008

São Lourenço


Paisagem do Taim é impagável


Em março agendei pelo SESC um hotel para passar o feriado de Corpus Christi em São Lourenço. Nunca tinha ido a esta cidade e só passava ao largo indo para Pelotas e Rio Grande. Alguns amigos e conhecidos falavam de sua tranqüilidade e beleza, mas na época estava procurando endereços mais agitados.
Peguei a estrada pela manhã e segui em direção sul. Eldorado, Guaíba e Camaquã. Paramos no caminho duas vezes, a segunda para passear em Camaquã onde encontramos vestígios da cidade colonial com casarios bem conservados e museus restaurados. A igreja matriz, prefeitura, câmara, o cinema Coliseu e a casa do General Zeca Netto, são os pontos altos do passeio. Sem dúvida, um belo lugar para conhecer.
Almoçamos na estrada 20 km antes de São Lourenço, nada de mais, mas a máxima de que restaurantes em beira de estrada só são bons quando lotados de caminhões é a mais pura verdade. O farto buffet com verduras variadas e pratos quentes saborosos e novos ou espeto corrido para os carnívoros.
São Lourenço me surpreendeu. Imaginei um daqueles municípios da metade sul do estado que por não possuírem qualquer indústria estão na miséria, muito pelo contrário. São Lourenço do Sul surpreende pela limpeza das ruas de meios-fios pintados, obras de pavimentação em dois ou três locais e a obra de um calçadão mostram uma cidade pujante. A orla com praias amplas para a Lagoa dos Patos é toda arborizada com plátanos que estão com as folhas envelhecidas dando um tom avermelhado. Muitos garis varrendo a areia para remover as folhas resultando numa paisagem de pura contemplação.
Passeamos de barco, o Vento Negro (argh! amarga lembrança do poeta), que circundou por uma hora tanto a lagoa como a foz e um pequeno trecho do rio que dá nome à cidade. Era pelo São Lourenço que Garibaldi fugia das embarcações imperiais que o perseguiam na lagoa, mas não podiam seguir além da foz do rio devido ao grande porte dos barcos e Garibaldi usar apenas os menores. O mais incrível é o preço do passeio. Menos de um ingresso de cinema, R$ 8,00!! Show, vale a pena mesmo.
À noite fomos a uma birosca na beira da lagoa e comemos traíra frita e camarões. Uma delícia que acompanhado de vinho e muito papo fez da noite o fechamento perfeito da jornada.

CHUY
Saímos cedo pela manhã em direção à Chuy, a cidade uruguaia que faz divisa com Chuí no extremo-sul do Brasil. De São Lourenço seguimos em direção sul e a primeira localidade é Turuçu. Além da rima fraca, Turuçu é a capital brasileira da pimenta vermemlha! Imaginem, deve existir uma cidade país afora que é a capital da pimenta branca. E eu poderia ter morrido sem saber isto.
Passamos batido por Pelotas e Rio Grande, este trecho da estrada é muito movimentado com caminhões lentos e longas extensões sem poder ultrapassar. Após Rio Grande a estrada passa a ser uma reta sem fim com campos palnos e ocasionais banhados pelos dois lados da estrada. O ponto alto é mesmo os 15 km dentro da reserva do Taim. Na reserva a quantidade de aves aumenta consideravelmente e se avista do carro as famílias de capivaras, o casal e quatro a cinco filhotes. Parar o carro para fotografar não as espanta, mas basta abrir a porta para sumirem no capinzal.
Muitas carcaças de animais na estrada de lado à lado, com os urubus e carcarás se banqueteando com a comida farta. No local a velocidade deve ser reduzida e existe até pardal com o intuito de preservar ao máximo àquelas espécies. Vários gaviões plannado sobre a estrada preparando o bote contra algum rato desavisado e garça à espreita de um furtivo lambari descuidado. O Taim é uma benção.
Chuy continua o faroeste que vi há 16b anos atrás. Algumas ruas foram pavimentadas, mas a maioria continua em saibro e os shoppings são decadentes, embora tenham melhorado e muito a qualidade dos produtos ali oferecidos. Nada de compras pesadas, aproveitamos apenas para comprar presentes pros meus pais que estão fazendo 50 anos de casados dia 31 de maio e algo pro sogrão de niver por estas datas. Comprei queijos, que no Uruguai são fabulosos, lata de 5 litros de azeite de olivas e reabasteci minha adega de bons vinhos chilenos e argentinos.
Os eletrônicos e as roupas esportivas são o "must" no free shop. As pessoas pagam fortunas por abrigos e japonas e justificam pelos preços praticados no Brasil, não me surpreende que muita gente usa estes trajes em restaurantes, afinal pagam caro por eles. Os eletrônicos não têm muita variedade, mas procurando se acha de tudo, TVs, sons de casa e de carro, notebooks e etc. Tem de tudo, mas a qualidade nem sempre é a melhor.
O brabo é pegar na volta mais 300 km do mesmo e em linha reta. Mas o consolo é que a velocidade de cruzeiro pode ficar pelos 120 sem stress. Na volta chegamos em São Lourenço e tentei procurar um local que transmitisse o jogo do Grêmio na Tv à cabo. Negativo, nada. Estava tudo fechado ou passando o jogo do Inter na TV aberta, cheguei a pensar em entrar. Logo começaram os comentários sobre o gol de Léo e percebi que se tratava de ambiente hostil e que logo iria me incomodar. Fui pro hotel assitir novela tomar vinho e descansar para o retorno de amanhã.

Escapou do controle editorial!


Só na imprensa estrangeira

Gaúcha Hoje - Yeda na imprensa nacional (Scola, POA)
A Folha de São Paulo traz ampla reportagem hoje sobre o escândalo do Detran como enfoque nos aliados da governadora (Lair Ferst, PSDB, e Flávio Vaz Netto, PP) presos na Operação Rodin. No mesmo jornal o colunista Elio Gaspari diz o seguinte:

O tucanato já sabe que terá dois fardos para carregar durante a campanha de 2010. A mediocridade das administrações de Yeda Crusius no Rio Grande do Sul e Teotonio Vilela Filho em Alagoas comprometerão qualquer tentativa de exibir um "modo tucano de governar". No caso da senhora Crusius, teme-se que o escândalo do caixa dois com dinheiro das seguradoras possa queimar o seu mandato.

Tempos bicudos...

Só se lê a verdade sobre o governo Yeda no grupo RBS quando transcreve jornais de fora. Recentemente foi a revista Carta Capital e agora a FSP. Uma vergonha, algum editorialista dormiu no ponto para que isto fosse publicado.

quinta-feira, maio 22, 2008

O fator metropolitano


2008 terá nova onda vermelha?

Analisando a Região Metropolitana de Porto Alegre e as perspectivas para as eleições municipais de 5 de outubro, algums aspectos se destacam e poderiam fazer parte de uma estratégia para vencer na capital agora e no estado em 2010.
Em Viamão, o prefeito Alex Boscaini desponta favorito para a reeleição pelo PT. Em Alvorada a deputada Stela Farias já anunciou no domingo que será a candidata do PT contra a reeleição de Brum do PTB, o favoritismo de Stela é imenso e fará mais de 60% dos votos por lá. São Leopoldo se encaminha para a reeleição de Ary Vanazzi do PT. Novo Hamburgo terá Tarcísio Zimmermann do PT com grandes chances de se eleger pela primeira vez na cidade. Em Gravataí o deputado estadual Daniel Bordignon concorrerá pelo PT e disputará com Stela o maior índice percentual para prefeito no estado.
Maria do Rosário em Porto Alegre deverá surfar no bom momento do governo Lula, mas também mostrar que o PT tem um projeto maior para todos os municípios da Região Metropolitana e que juntos fariam muito mais. A campanha da capital deveria mostrar estes candidatos ao lado de Rosário, assim como com Lula, de forma sistemática.
A vitória nestas cidades e muitas outras, como Pelotas e Caxias do Sul pavimentariam uma derrota de Yeda em 2010. Esta construção, de retomar o Piratini começa agora e demanda da coordenação da campanha do PT em Porto Alegre entender a importância da Região Metropolitana para eleger Rosário e um governador petista.
Ou estou equivocado?

Canalhice da Zero Hora


É só jogadinha e canalhice!!!!

Nesta quinta-feira os gaúchos puderam ver a que ponto chegou o jornalismo guasca. Zero Hora mancheteia em letras grandes que a arrecadação de impostos bate recorde mesmo sem CPMF, vinculando as sucessivas arrecadações recordes obtidas no governo Lula com a nova discussão de reintrodução da CPMF.
Primeiramente a CPMF foi derrubada no congresso sob a discussão acirrada do governo com a oposição sobre sua alícota, ali o governo errou em não ceder para um índice menor e acabou por má avaliação achando que ganharia de qualquer maneira e perdeu. Toda a oposição que votou contra fez declaração de voto na imprensa se dizendo defensores da contribuição que o governo poderia reapresentá-la para 2009 com um índice menor que todos votariam à favor. Dito e feito, a proposta de reintrodução da CPMF passou pelo senado federal por UNANIMIDADE, acordado entre as bancadas. A proposta agora na câmara passou a ter uma postura diferenciada da oposição que quer bombardear a proposta anteriormente acordada.
Voltando à Zero Hora, tanto na capa como na página 6 onde seguiu a matéria, o jornal simplesmente aponta o crescimento da arrecadação sem explicar como que isto ocorreu. Para ZH o crescimento simplesmente aconteceu, o leitor não entenderá o contexto econômico do país e nem o trabalho que o governo Lula está fazendo na área. Mas vamos às informações completas:


Estadao.com.br :: Economia :: Arrecadação cresce 12,6% no ano e é recorde
BRASÍLIA - A arrecadação de impostos e contribuições federais cresceu 11,44 por cento em abril frente ao mesmo mês de 2007 e 12,56 por cento no acumulado do ano, marcando novos recordes, mostraram números da Receita Federal nesta quarta-feira.

A divulgação dos dados ocorre em meio a discussões no governo para a recriação, com alíquota reduzida, da CPMF, tributo extinto pelo Senado em dezembro, para cobrir uma elevação de gastos com a Saúde prevista em emenda constitucional em tramitação no Congresso.

Para a Receita, a escalada de receitas tem refletido o crescimento econômico e fatores atípicos, como o recolhimento de impostos pagos em atraso após disputas judiciais, e não pode ser dada como certa.

"Parte do que estamos recolhendo advém de um novo patamar econômico", afirmou a jornalistas o coordenador-geral de Previsão e Análise da Receita, Raimundo Eloi de Carvalho.

As receitas do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido somados cresceram 17,5 por cento. Dez setores responderam por mais de 90 por cento desta elevação, com destaque para Atividades de serviços financeiros (+65 %), Veículos (+55,5 %) Comércio atacadista excluindo veículos (+18,3 %).
O momento está favorável a tal ponto que não apenas arrecadação bruta de impostos subiu, mas também a arrecadação previdenciária com grandes benefícios a todos os brasileiros que estão vendo pela primeira vez a redução do déficit da previdência. Eis os números:


Consciência Política
O ritmo intenso de contratações de trabalhadores com carteira assinada pelas empresas ajudou o déficit nas contas da Previdência a cair 8,1% em abril ante igual mês de 2007.

O crescimento da arrecadação em ritmo mais acentuado que as despesas também levou a Previdência a melhorar as contas entre janeiro e abril. O saldo negativo no período diminuiu 15,3% em relação a igual intervalo de 2007, passando de R$ 14,95 bilhões para R$ 12,66 bilhões, em valores já corrigidos pela inflação.

As despesas em abril subiram menos, 8%, para R$ 15,43 bilhões, por causa, principalmente, do aumento real dado ao salário mínimo (que é também o piso da Previdência) e à correção de 5% nos valores dos benefícios mais elevados.
A previdência e a arrecadação, portanto estão melhores porque a economia do Brasil está melhor e não cabe sofisma sobre isto. Zero Hora, incapaz de elogiar alguma ação positiva do governo Lula opta por omitir informação do seu leitor e conduzi-lo a discordar da nova CPMF cuja alícota está sendo sugerida em apenas 0,01%.... Na realidade trata-se uma postura radical do jornal que só beneficia aos sonegadores e tramposos que sem a CPMF ficam sem possibilidade de serem rastreados. Olha o release da Agência Brasil:


Arrecadação da Receita em abril bate recorde para o mês — Agência Brasil - Radiobrás
Brasília - A arrecadação dos impostos e contribuições pela Receita Federal bateu em abril recorde para o mês. No último mês, a Receita arrecadou R$ 59,754 bilhões. Isso representa 11,44% a mais do que o arrecadado em abril do ano passado, quando a Receita, descontada a inflação pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), somou R$ 53,618 bilhões. No acumulado do ano, a arrecadação somou R$ 221,495 bilhões, 12,56% a mais do que nos quatro primeiros meses de 2007.
Esse crescimento ocorreu sem a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que foi extinta a partir de 1º de janeiro de 2008. Segundo a Receita, o resultado está ligado principalmente ao aquecimento da economia, que tem impulsionado as vendas, e à massa salarial.

O maior destaque no quadrimestre foi a arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que subiu 146,42%. Em janeiro, o governo elevou a alíquota do IOF para compensar o fim da CPMF. Os tributos que registraram maiores aumentos, além do IOF, considerando a inflação oficial do período, foram o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), com alta de 32,48%; o Imposto de Renda das Pessos Jurídicas (IRPJ), com alta de 23,38%; e o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF), com crescimento de 21,5%.

Ou seja, é pura má fé e canalhice de um jornal que engana seu leitor e desinforma à serviço das elites brasileiras mais atrasadas.

domingo, maio 18, 2008

Suécia verde



Cientistas suecos constataram que as montanhas suecas estão verdejantes. Na fronteira entre as matas e a montanha nua, árvores que requerem temperaturas mais quentes começam a se estabelecer pela primeira vez em 8.000 anos. Estes foram os resultados dos estudos do professor Leif Kullman da Umea University da Suécia.
No último século a temperatura média subiu ao redor de um grau celsius e isto trouxe consigo alterações significativas na fauna, flora e paisagem. A situação atual é similar a do período imediatamente após a última era do gelo. As paisagens alpinas da Suécia estão mais verdes eproduzindo mais flores, sementes e frutos que nos últimos anos. Como conseqüência novas espécies de pássaros e borboletas em locais cada vez mais elevados nas montanhas.
Este estudo foi realizado na região montanhosas do sul do país em três províncias e coletados dados de 200 locais que vem sendo monitorados desde 1915, não existindo série de dados tão antigas como esta no mundo.
A suécia possui uma biodiversidade que pode ser considerada uma fração da brasileira, as informações e pesquisas do impacto do aquecimento global por aqui ainda são poucas, mas pode-se dizer que os danos serão muito superiores aos constatados na Suécia.

Novo golpe na praça!


Gêmeos, segundo Zero Hora


Zero Hora e o Grupo RBS descobriram com grande pompa e circunstância a questão do trânsito em Porto Alegre. Reportagens especiais e matérias tentam aprofundar a questão e aumentando o problema a ponto de transformá-lo numa questão prioritária na capital, afastando a opinião pública das graves questões da periferia.
Na realidade trata-se de uma orquestração da RBS. Começou a campanha, embora ainda não esteja claro quem será o candidato dos "homens de bem", se Fumaça ou outro qualquer. À direita gaúcha e à Yeda pouco importa o nome, contanto que não seja o PT. Mas a orquestração é clara quando se sabe do faraônico e injustificável projeto de Fumaça chamado Portais da Cidade ( muito debatido neste blog). Trata-se de um conjunto de obras viárias completamente dispensáveis (pois não solucionam), caras (serão necessários empréstimos internacionais) e não demandadas pela população (fora do OP).
Neste ponto entra a mídia. Passa-se a criar o problema, como um teaser (propaganda que gera curiosidade sobre o produto), cria-se um debate para gerar uma demanda exasperando os problemas até que chegue o salvador de todos que resolverá o problema que nunca existiu antes.
Não se trata de dizer aqui que não existem problema de trânsito em Porto Alegre. Mas a questão é que a capital gaúcha apresenta um dos melhores das regiões metropolitanas. Quem já viajou pelo Brasil sabe do que estou falando. Porto Alegre neste quesito está muito bem.
A periferia está abandonada. Do ponto de vista dos investimentos e dos serviços, não é possível passarmos mais quatro anos abandonando os miseráveis a sua própria sorte, não é possível a cultura estar longe dos bairros, não se aceita mais a elitização das ações da prefeitura que só pensa em obras nos bairros tradicionais e que deixa a periferia a mercê. É isto o que está em curso na capital com o aval de Fumaça, ao prazer de Yeda e financiado pelo Grupo RBS.
Portanto cuidado com a lebre que estão vendendo para nós e fique alerta!

quarta-feira, maio 14, 2008

Isto ele quer saber?


O fio da meada!?



Direto da fonte - Zé Otávio recebeu doação de indiciado (Giovani Grizotti)
Recebi a informação por um torpedo e resolvi ir atrás: na última campanha, o deputado federal José Otávio Germano (PP) recebeu duas doações do ex-presidente do Detran Carlos Ubiratan dos Santos, indiciado pela Polícia Federal pelo suposto envolvimento em desvios de R$ 40 milhões na autarquia. Um dos repasses, de R$ 7 mil, ocorreu em 19 de setembro de 2006. O outro, de R$ 2 mil, foi em 11 de outubro de 2006.

As informações estão no site do TSE. Na prestação de contas de Germano constam ainda doações generosas de recursos de outros funcionários da Secretaria de Segurança, onde o deputado ocupou a cadeira número um.

terça-feira, maio 13, 2008

Porque eles estão enfurecidos


Redutos do conservadorismo estão diminuindo

Nasci há 42 anos e tive uma infância contemporânea da ditadura. Lembro do meu pai mostrando o jornal com matérias censuradas, todas em preto e logo em seguida com receitas de bolo. Ele me mostrava explicando que o regime não permitia e os jornalistas faziam aquilo para que as pessoas soubessem a dureza daqueles tempos.
Assinávamos o Pasquim e o Coojornal, meu pai dizia que era só ali que se conseguia ler um pouco mais sobre a verdade do que acontecia no país. Estas atitudes do meu pai me formaram o caráter libertário e de esquerda, a leitura e logo mais tarde as passeatas estudantis no centro de Porto Alegre.
Com pouco mais de 13 anos estava nas passeatas pela meia entrada nos cinemas que foram duramente reprimidas pela Brigada Militar de forma completamente desproporcionada. Atiravamos bolas de gude na cavalaria e os tombos eram memoráveis. Eu não apanhava por ser muito guri, mas via os mais corpulentos serem massacrados à cacetete.
Com o arrefecimento do regime militar e a democratização, fui para o PT e meu pai continuou onde estava antes de 64, na direita. Mas sempre defendendo a democracia e atacando os regimes de exceção. O coroa votou em todos os canalhas que passaram pela presidência desde lá, no Collor, no FHC, e jamais votou no Lula por ser do PT e comunista, dizia que votaria em qualquer um menos no PT. Atitude muito comum entre as pessoas de mais de 70 anos.
Esta semana caí pra trás. No almoço do dia das mães , meu pai declarou que está gostando de Lula e que só tinha visto um momento assim no país durante o milagre econômico, mas que ao contrário daquele momento, agora era verdadeiro.
Ele agora votará no candidato de Lula. Se o voto do meu pai foi revertido, imagino que qualquer um que tenha valores democráticos e que não tenha se locupletado com o regime militar, também o será.
É contra isto que o PSDB e o DEMO estão lutando, contra esta onda que assola o Brasil. Eles sabem o que nós só agora estamos vendo, o novo milagre econômico e as vitórias políticas do governo Lula para o país. A oposição está perdida, sem política alternativa, sem discurso, restam-lhes a apelação e o descrédito.

quinta-feira, maio 08, 2008

Tudo na mesma


Trabalhador contra o tempo, até quando?

Rosane de Oliveira - Surpresa por todos os lados (Rosane)
Na terça-feira à noite, antes de tomar posse para mais um mandato na presidência da Federasul, o empresário José Paulo Dornelles Cairoli disse ter recebido da própria governadora a indicação de que o reajuste seria de 5,5%. Cairoli voltou a defender o fim do piso salarial, que classificou como um desserviço dos governos Fernando Henrique Cardoso, que abriu essa possibilidade, e Olívio Dutra, que criou o piso no Estado.

Como conhece a Assembléia, Busatto intuiu que os deputados acabariam elevando o percentual - e colhendo os dividendos políticos com os trabalhadores. O secretário reuniu o Conselho Político, e seus integrantes concordaram que era melhor o Piratini tomar logo a iniciativa e ficar com o crédito. O índice de 10,62% incorpora a inflação dos últimos 12 meses e a melhora da economia em 2006 e 2007."
Por mais incrível que pareça, há quem defenda que o salário mínimo regional não seja reajustado conforme a inflação no período. Estes empresários estão mais para feitores do que para empreendedores.
A discussão é semelhante a da jornada de trabalho que está sendo pautado pelo governo federal, baixar de 44 para 40 horas semanais de trabalho sem redução de salários seria uma medida positiva para todos, criaria mais empregos e faria uma justiça com mais de 100 anos de atraso.
O sistema tem aperfeiçoado muito seus meios de produção com tecnologia e aprimoramento dos modos de produção, avançando em ferramentas de gestão, mais compatíveis com os valores modernos. Trabalho em equipe, qualidade, multifuncionalidade, o fim da produção em massa e tantas outras inovações.
Porém, apesar destas inovações e aumento de rentabilidades crescentes, os salários tiveram um crescimento sempre atrás da inflação e a jornada de trabalho permanece a mesma.
Ora, como pode um trabalhador ter lazer, cultura e capacitação trabalhando toda a semana e mais no sábado pela manhã, que tempo tem este cristão para as coisas além da materialidade? Às 44 horas deve-se acrescentar o tempo de deslocamento de casa até o trabalho evice-versa, isto toma em média mais duas horas dos trabalhadores e tira do convívio da família ou da possibilidade de estudar.
A discussão esconde uma hipocrisia de empresários que vêm a manipulação dos salários como sua fonte de renda permanente, a mais-valia objetiva. Esquecem que a renda em empresas mais modernas advém principalmente da gestão com ganhos de produtividade muito mais significativos. o capitalismo selvagem praticado no Brasil parece não ter fim e com uma atrofia histórica dos sistema financeiro.
E me pergunto, até quando? (leia mais aqui)

Powered by ScribeFire.

quarta-feira, maio 07, 2008

Apoie a prorrogação da CPI!


O maior escândalo de corrupção do estado


A nossa querida Cláudia, do Dialógico, esposa do Eugênio teve uma idéia muito boa. Colocou na internet um abaixo-assinado para a prorrogação da CPI do DETRAN. Como se sabe, tia Yeda(PSDB) está incomodada com a CPI que está chegando ao palácio Piratini. O governo fez o possível para derrotar o pedido de adiamento apresentado pelo deputado Fabiano Pereira (PT).
Foi a CPI que trouxe à público a falcatrua e os envolvidos, coloque-se ao lado da trasparência e assine você também!!! Assine aqui.

terça-feira, maio 06, 2008

Baixaria no ninho tucano


Os bicudos paulistas não se bicam

Ontem o PSDB da capital paulista aprovou a indicação de Geraldo Alkmin para candidato à prefeito. Foi um show de baixarias. O presidente municipal, José Henrique Lobo, aprovou na executiva a proposição e levou ao diretório para votação. Acabou sendo chamado aos gritos de autoritário! Os descontentes prometem reverter a indicação no encontro municipal.
Boa parte dos tucanos de São Paulo está fechado com Gilberto Kassab (DEMO), inclusive a nominata à vereadores. Alkmin acredita que a vitória sobre Lula nos dois turnos da eleição presidencial lhe garante a condição de pré-candidato. Esquece de lembrar que de tão fraco desempenho nestas eleições conseguiu o feito histórico de fazer menos votos no segundo que no primeiro turno.
Alkmistas chamavam seus correligionários de vendidos. A versão do presidente da juventude do PSDB é outra, ele diz que com a decisão pró-Alkmin o partido sai fortalecido... O encontro municipal tucano promete, vai ser uma praça de guerra, a guerra pelo poder no ninho tucano.

PS - A baixaria não teve uma só linha em ZH, simplesmente omitiu uma informação que é manchete em todos os jornais do país. A blindagem ao partido da governadora pelo grupo RBS não tem limites!

segunda-feira, maio 05, 2008

O que assisto na TV à cabo


O zapping mais rápido do sul

Tenho assinatura de TV à cabo há muitos anos. Já troquei de operadora umas três vezes por motivos diversos, como preços e disponibilidade de canais. Fiquei muitos anos sem TV aberta, nem noticiário tinha. Só nos últimos tempos foram incorporados canais abertos e de notícias, por isto não assisto a Globo ou o SBT. Fico por fora dos assuntos triviais que as pessoas falam na rua e não conheço os artista que fazem sucesso, muito menos músicos.
Apenar da fartura de canais, são poucos os canais que assisto, assim como os meus programas prediletos. Dos seriados disparado gosto de House, Lei e Ordem, Lei e Ordem SVU, Friends e Seinfeld. Os clássicos History Channel, People and Arts, Travel and Living e Animal Planet estão sempre sendo monitorados por mim. Mas quando nada me seduz, vou direto para o Band News e adoro o Leitura Dinâmica da Rede TV.

Aniversário sem festa


Spam, da comédia à tragédia

Primeira mensagem de e-mail com spam completa 30 anos - O Globo Online
O primeiro e-mail reconhecido como propaganda indesejada foi enviado no dia 3 de maio de 1978, para 400 pessoas, em nome da empresa DEC, uma fabricante de computadores americana que já não existe mais. As mensagens de e-mail com propaganda indesejada foram batizadas de spam em homenagem a um quadro do programa humorístico britânico Monty Python's Flying Circus, no qual um grupo de vikings canta uma música que repete até a exaustão a palavra spam em um restaurante que serve todos os seus pratos com uma carne enlatada da marca Spam.
Este é o típico aniversário que não se comemora, o spam é uma praga que aflige a totalidade dos internautas, consome banda, tempo e paciência de todos. Não tinha a menor idéia que o nome spam tinha origem no grupo de comediantes ingleses do Monty Pithon, o Agente também é cultura!

domingo, maio 04, 2008

Pelamordedeus!


Só a fraude pode explicar a pesquisa

DiegoCasagrande.com.br - Em tempo real
Fogaça aparece em lista dos 50 melhores prefeitos do mundo.
Em eleição promovida na internet(?) pela ONG City Mayors(?), de Londres, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, aparece entre os 50 melhores do mundo. Do Brasil, ele foi o único a ser citado no concurso que terá o resultado final divulgado no próximo mês. A organização não-governamental monitora administrações municipais pelo planeta, e já recebeu indicações de 100 mil internautas. Na lista dos 50 primeiros estão três prefeitos da África, 10 da América do Norte, 11 da América Latina, 11 da Ásia e 15 da Europa.

Esta tal City Majors "monitora" Porto Alegre e chega a conclusão que Fumaça é o cara! Nesta, nem o Políbio acredita!

A final, quanto custou e quem pagou?


Nós não sabemos, mas ele sabe!

Está no ar uma novela daquelas que fica só no rema-rema. A direita faceira promoveu o chamado Pacto pelo Rio Grande iniciado em maio de 2006, que tinha como pretencioso objetivo: "a construção de uma agenda mínima de ações/soluções voltadas para o enfrentamento da crise estrutural do Rio Grande do Sul". Na realidade, era uma tentativa de fazer valer uma agenda conservadora mesmo se algum partido de esquerda vencesse as eleições para o governo do estado.
Hoje lemos na coluna da Abelha Rainha que Záchia(PMDB) "reclama da vinculação do Pacto com o caso da fraude do Detran, que vem sendo feita na CPI, e alega que os valores pagos para a Pensant Consultores não saíram do Palácio Farroupilha". Ora, o deputado nos toma por idiotas! É claro que existe vinculação, basta investigar. Záchia(PMDB) preocupa-se em afastar do Palácio Piratini os pagamentos da Pensant para que Rigotto(PMDB) não seja arrastado neste mar de lama. Alguém pagou a Pensant e garanto a todos que foi recurso do erário.
Todos os envolvidos no escândalo do DETRAN estava de mãos dadas no Pacto, em especial as empresas utilizadas no esquema. Até hoje o contribuinte não sabe quanto foi gasto naquela pirotecnia e muito menos quem pagou o quê? É um escândalo!
Desde criança, aprendi que as coisas confusas só existem se servem a algum propósito. Se os gastos estão indeterminados, é certo que neste mato tem coelho. Socorro Tribunal de Contas! Socorro Ministério Público! Onde estão vocês!!??
Záchia(PMDB) deveria se prestar mais a esclarecer do que em isentar Rigotto (PMDB), e Busatto (PPS)deveria começar a explicar o Pacto com um pouco mais de detalhes.
À propósito, nenhuma das ações propostas pelo Pacto foi levada à cabo por tia Yeda(PSDB) no seu programa de governo ou implementadas após a posse. Ninguém reclamou e a direta achou até isto normal. Mas e se Olívio tivesse vencido? Alguém duvida da gritaria que se daria?
Com isto fica claro que o Pacto serviu para enriquecer alguns, como teste para o que viria depois no DETRAN e , principalmente, entrincherar um possível governo de esquerda em uma proposta conservadora.