domingo, maio 18, 2008

Novo golpe na praça!


Gêmeos, segundo Zero Hora


Zero Hora e o Grupo RBS descobriram com grande pompa e circunstância a questão do trânsito em Porto Alegre. Reportagens especiais e matérias tentam aprofundar a questão e aumentando o problema a ponto de transformá-lo numa questão prioritária na capital, afastando a opinião pública das graves questões da periferia.
Na realidade trata-se de uma orquestração da RBS. Começou a campanha, embora ainda não esteja claro quem será o candidato dos "homens de bem", se Fumaça ou outro qualquer. À direita gaúcha e à Yeda pouco importa o nome, contanto que não seja o PT. Mas a orquestração é clara quando se sabe do faraônico e injustificável projeto de Fumaça chamado Portais da Cidade ( muito debatido neste blog). Trata-se de um conjunto de obras viárias completamente dispensáveis (pois não solucionam), caras (serão necessários empréstimos internacionais) e não demandadas pela população (fora do OP).
Neste ponto entra a mídia. Passa-se a criar o problema, como um teaser (propaganda que gera curiosidade sobre o produto), cria-se um debate para gerar uma demanda exasperando os problemas até que chegue o salvador de todos que resolverá o problema que nunca existiu antes.
Não se trata de dizer aqui que não existem problema de trânsito em Porto Alegre. Mas a questão é que a capital gaúcha apresenta um dos melhores das regiões metropolitanas. Quem já viajou pelo Brasil sabe do que estou falando. Porto Alegre neste quesito está muito bem.
A periferia está abandonada. Do ponto de vista dos investimentos e dos serviços, não é possível passarmos mais quatro anos abandonando os miseráveis a sua própria sorte, não é possível a cultura estar longe dos bairros, não se aceita mais a elitização das ações da prefeitura que só pensa em obras nos bairros tradicionais e que deixa a periferia a mercê. É isto o que está em curso na capital com o aval de Fumaça, ao prazer de Yeda e financiado pelo Grupo RBS.
Portanto cuidado com a lebre que estão vendendo para nós e fique alerta!

Nenhum comentário: