domingo, setembro 30, 2007

Fumaça arranca na frente


Fumaça não está morto e seu principal partido vai lutar bastante

Zero Hora de Domingo faz longa matéria sobre a primeira pesquisa IBOPE para a eleição 2008 de Porto Alegre. A pesquisa mostra que Fumaça estaria na frente disparado, embora com uma rejeição de 29%. Mas o que podemos dizer sobre a pesquisa e sobre a matéria?
Lembremos que em 89 na disputa pela capital ZH e o IBOPE colocaram Britto na frente no dia da eleição e ele não passou do quarto lugar e Olívio foi eleito prefeito da capital. Portanto trata-se de um instituto venal e mal intencionado em relação ao PT e especialmente em relação ao estado.
Analisando a pesquisa pode-se dizer que existe um grau enorme de manipulação e que não condiz com a vontade popular. O comportamento do eleitorado da capital em relação ao PT sabido por todos, ao escolher um candidato do partido, é difícil que troque por outro mesmo sendo de esquerda. O PT é o partido que mantém maior fidelidade entre os eleitores. Isto posto analisemos.
Na pesquisa espontânea Tarso Genro têm 1%, Raul Pont 1%, Miguel Rossetto 1%, Olívio 3% e Maria do Rosário 5%, ou seja, a população lembra de cinco figuras do partido e dá a elas 11% das intenções de voto e ao atual prefeito 13%.
Lembremos que na última semana, ZH fez o que pode para colocar Fumaça na mídia, cobriu de forma insistente e especulativa todos os dias a saída ou não de Fumaça do PPS para o PMDB, colocou fotos de Fumaça com Simão na capa e etc. Além disto fez matérias sobre as obras faraônicas previstas pela atual administração, sonhos dos empreiteiros e desnecessárioas para a maioria da população.
Com este exposição massiva a pesquisa parece correta, mas claramente manipulada. A rejeição de Fumaça deve ser bem maior que 29% e o que me leva a dizer isto é a ausência de avaliação do governo Fumaça. Um administrador normalmente faz na reeleição o seu percentual de bom e ótimo, como teto. Fumaça faz um péssimo governo, as vilas populares estão abandonadas e o lixo voltou a ser um problema nestes lugares.
Este é apenas o primeiro movimento explícito do maior partido da coalisão governista, o PRBS. Muita coisa vai acontecer ainda e o pleito municipal da capital promete momentos de grande tensão. Oremos!


Technorati Tags: , , ,

Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa pesquisa deve fazer parte do acordo(velado)pelo empréstimo da Usina à RBS, conforme li em um de seus linkados - o prfeito empresta a usina ao grupo e este pinta o prefeito-candidato com melhores cores, que cá prá nos, é um trabalho difícil, para um político tão medíocre.