segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Portais de Fumaça


O governo Fumaça no seu desespero de fazer alguma coisa que seja a marca da sua administração e não algo que seja continuação da administração petista em Porto Alegre, está se agarrando com todas as forças nos projetos de Clóvis Viajandão Magalhães da secretaria de gestão (?). Sem criatividade de produzir algo relevante pra cidade e na base do qualquer coisa serve, mesmo que sem justificativa técnica ou política, até agora parece ser o projeto dos tais portais o mais cotado para cumprir este papel.

Lembro do seriado da TV chamada Stargate (Portal Estrelar), futurista aponta um portal que transporta as pessoas para outras galáxias onde tudo é diferente e exótico, menos o idioma falado que segue sendo o do império, o inglês. Mas isto não prejudica a fraca trama do seriado que não se preocupa em explicar como os seres de outras galáxias falam tão bem a língua de Shakespire. Da mesma forma o Viajandão quando apresenta o seu "projeto" dos portais também não se preocupa em traduzir em bom português o está apresentando.

O maior dos problemas com o Viajandão é a falta de justificativa do seu "projeto", afinal que grave problema da cidade vai solucionar, certamente deve existir um foco de problemas históricos que um centro urbano como Porto Alegre tem para resolver. Não, não existe o problema, pelo menos que o "projeto" resolva, então o Viajandão vende um para nós. Tenta aplicar o golpe do telemarketing que convence o cristão a comprar aquilo que não pediu e não precisa, falando sem parar e não deixando ninguém perguntar nada. E como ele é o dono do "projeto" nenhum mortal até hoje colocou os olhos no dito cujo, é tratado como segredo dentro do governo e são raras as pessoas que o leram. Viajandão aplica nos mais chatos que insistem em conhecer o "projeto" um DVD feito para crianças escolares explicando as maravilhas com a profundidade de um pires.

Viajandão se acha acima dos mortais, nem a pedidos de informação da câmara ele responde, apesar de incorrer em ilegalidade, mas ele está C&A pois tem maioria na câmara e responde se quiser. Setores empresariais preocupados com os impactos da implantação do "projeto" buscam saber mais ou ter acesso a maravilha, mas igualmente sem sucesso. Viajandão com seu vocabulário de mascate já conseguiu US$ 500.000 do Banco Mundial a fundo perdido para desenvolver os projetos que prevêm PPPs (Parcerias Público-Privado) e interessam ao banco, exatamente como interessaram os investimentos do metrô de São Paulo e deu no que deu.

Viajandão quer viaduto no "X" da rodoviária, só não diz de onde para onde. Ele quer túnel na Ramiro Barcelos sob a Independência, só não diz para ligar o que com o quê, quer túnel na Borges de Medeiros sob a Andradas, só não explica porque precisamos dele. Os meninos continuam nas esquinas, as favelas continuam aumentando, o desemprego continua alto, enfim estas coisas que os "petê" ficam enchendo o dia todo estão lá para serem resolvidos, mas parece que Viajandão acha-os muito triviais para se debruçar nestas coisas de "pobre".

Ele quer a cidade do futuro, moderna. Só não explica o que isto quer dizer, para mim fica claro que o futuro e moderna não inclui os mais pobres ou necessitados. O negócio dele são grandes contratos e investir na Auxiliadora, Moinhos de Vento, Três Figueiras, Bela Vista que são os lugares "in" da cidade.

Mas esquece o secretário que em dois anos tem eleição e mesmo Fumaça não sendo candidato pelo seu desgaste, a sua base via responder pelas "viagens" de seu secretário. Nada disto vai se realizar, as forças da razão o impedirão. Porto Alegre quer mais de seus homens públicos, mais do que o Viajandão imagina, ele deve se preocupar em realizar o que lhe entregaram e segue em marcha lenta debaixo de suas barbas e se debruçar sob a realidade da cidade, discutindo com seus cidadãos sem segredos, sem segredos secretário!

Nenhum comentário: