sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Gato comeu


Os prefeitos do estado tiveram um choque ontem no palácio, um choque de realidade. A FAMURS que congrega todos os municípios do estado está com um pepino nas mãos, trata-se do transporte escolar que é operado pelos municípios para trazer os alunos para sua rede de ensino e que deveria ser custeado pelo governo do estado.

Como operar um sistema que envolve uma frota considerável sem a entrada de recursos? E não é de hoje, o tio Rigotto deixou uma "louça pra lavar", como diria o velho Atha, ou melhor uma trolha para o novo governo. Uma dívida imensa que os prefeitos tiveram de cobrir e Não estão dispostos a seguir cobrindo.

Para quem não conhece ou entende do assunto, o transporte escolar é fundamental para a universalização do ensino fundamental e médio principalmente nos municípios com grandes áreas rurais. Existem comunidades longe das sedes principais com número consideráveis de jovens que sem alternativa de acesso ou ficam sem o aprendizado ou mudam-se para os centros urbanos. A instalação de salas de aula em muitos locais seria economicamente inviável e muitas vezes buscar estes alunos com transporte é uma alternativa viável e barato, seo estado cumprisse seus compromissos.

A diferença não é pouca, a tia Yeda simplesmente não quer reconhecer a dívida e quer pagar menos do que se gasta nos municípios. É o tal novo jeito de governar. A FAMURS fala em mais de 90 milhões e o estado propôs, 36 proposta esta rejeitada pelos prefeitos. Yeda vai fazer caixa com qualquer recurso que aparecer, vale até tirar das ducação, a regra é gestão moderna e corte de gastos!

Cabe aos prefeitos denunciar esta senhora que ocupa o Piratini e percorreu o estado com fala mansa e simpatia durante o processo eleitoral e que agora mostra a força de seu tacape a quem quiser desafia-la. É prefeito, o senhor foi tungado.

Nenhum comentário: