sábado, fevereiro 17, 2007

O Chile dá o alerta





Pois navegando por aí me deparei com um notícia na Venezuela sobre um protesto em Santiago, no Chile, 21 pessoas feridas em confronto com a polícia ontem na capital do país. Não sei se saiu algo na imprensa brasileira, mas a notícia traz algo interessante para os Porto Alegrenses.



O protesto era contra a implantação do novo sistema de transportes da capital chilena, o chamado Transantiago. Na página encontrei uma verborragia que daria inveja ao secretário Viajandão, ali se lê: sistema moderno, eficiente, integrado, com alto nível de serviço, revolucionário, único no mundo e outras tantas.



Se é tão bom assim, porque houve um protesto e a polícia baixou o laço? Boa pergunta, não encontrei a resposta mas vou especular. Implantaram um sistema novo de transportes que afeta toda a população de uma cidade de 6 milhões de habitantes. Ao que parece as coisas não funcionaram bem durante a implantação do novo sistema, faltaram ônibus e o sistema de transporte da cidade entrou em caos.



Os tais "Portais" defendidos pelo governo (?) Fumaça são igualmente adjetivados de forma muito semelhante ao Transantiago, prometem resolver um problema que não temos. Porto Alegre é conhecida como a cidade de maior velocidade média de ônibus do Brasil! A idade da frota também é uma das menores do país, bem como outros avanços conquistados pela cidade. Afinal, porque fazer os "Portais"? Talvez pela mesma razão de fazer o Transantigo, governantes que não tem o costume de ouvir seus concidadãos, acabam por ouvir grandes grupos econômicos, trata-se de uma opção ideológica e financeira. Financeira sim, vocês sabia que o túnel Ayrton Senna de São Paulo que passa sob o Ibirapuera custou mais caro que o Eurotunel? De onde veio a grana na Suiça? Do céu?



No Chile e em Porto Alegre o cheiro é ruim, estão fazendo a festa e não nos convidaram. Depois chamam os manifestantes de vagabundo, baixam o sarrafo... eta povinho sem consideração!





Technorati Tags: , ,



powered by performancing firefox

Nenhum comentário: