quarta-feira, junho 13, 2007

A Vingança de Enver Hoxha

(esta eu esqueci de postar há quase um ano quando Bush esteve na Albânia)
A Albânia é um país pequeno no mar Adriático fronteiriço com a Grécia. Povo sofrido que se sublevou contra os facistas italianos que os invadiram, história repetida infinitamente ao longo da sua história.
É um país estranho, para se ter uma idéia o nome oficial do país é: Republika e Shqipërisë. Lá se fala o albanês que é tido como um braço morto do latin, ou seja ninguém fala ou entende o albanês fora da Albânia.
Este país tem várias histórias interessantes e uma delas é a fuga do seu rei, Zog I que fugiu levando todo o dinheiro disponível e viveu nababescamente no Egito, EUA e França até que morreu podre com câncer. Dizem que teve 56 tentativas para assassina-lo, os albaneses são ruins de mira. Mas o mais interessante é que apesar de toda a sacanagem de roubar toda a grana do país, seus filhos e netos querem voltar a ser majestades por lá, sem devolver um centavo, é claro!
Uma vez recebi uma comitiva de albaneses, uns 30, todos de boa formação. eram engenheiros, administradores e etc e havia até vereadores e prefeitos entre eles. Foi a coisa mais bizarra que já vi, todos muito corteses, mas só um rapaz falava inglês em toda a comitiva eu traduzia as falas dos meus colegas para inglês e o cara para o albanês e vice-versa. A coisa era feliniana, ninguém se entendia bem, mas todos sorriam.
Bem, mas voltando à historia. Enver Hoxha era o comunista que liderou a libertação dos facista em 46 e resolveu nunca mais sair. Morreu em 85 sendo o ideário do PC do B até hoje. Com a morte do Enver o regime caiu, claro e os albaneses agora querem tudo junto inclusive.
Bush, o sanguinário, está em visita ao país e foi recebido com enusiasmo pelos albaneses e isto deve ter deixado o velho Enver revirando no caixão, mas eis que surge um fato insólito: roubaram o relógio do Bush enquanto cumprimentava as pessoas numa cidadezinha perto de Tirana (a capital da Albânia)! Malharam o celolão do ômi!
O departamento de estado afirma que o relógio não foi furtado, mas não explica como ele desapareceu. Minha teoria é que o espírito do Enver deu um jeito de expropriar o relógio do imperador, se comunista tivesse fantasma.


Technorati Tags: , , ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: