quarta-feira, junho 27, 2007

Cientologia, a vigarice da onda



A Cientologia é uma seita fundada em 52 pelo autor de ficção cientifica (!) L. Ron Hubbard falecido em 1986. Esta religião inspirada nos livros de Hubbard  que de bobo não tinha nada, ele iniciou inventando conceitos e dando nomes a este conceitos, como mostram os seus livros: Dianética, A Moderna Ciencia da Saude Mental (1950), Dianética: A Evolução da Ciência e Ciência da Sobrevivência. Hubbard considerava a Dianética como uma subdisciplina da Cientologia. Até morrer, em 1986, Hubbard publicou centenas de livros sobre cientologia e apenas alguns sobre Dianética.
O fundamento metafísico deles é que o corpo e a mente formam um ser espiritual chamado thetan(!), sendo o homem muito poderoso. Porém, ele controi barreiras que o impedem de se desenvolver, aí entra a vigarice. A Cientologia permite que a pessoa se "liberte" de sua prisão e  seja "pleno", entende? Mas não para por aí, crêem em uma inteligência extraterrestre e em um ser supremo intergalático
demoníaco que oprime os espíritos livres (nós!), tal como na
ficção científica dos filmes "B".
É claro que cada rito ou "seção"custa uma fortuna e que não é exatamente uma religião para o povão. Para a Cientologia o povo de Deus deve ter muita grana, os canalhas deram um preço para o paraíso e tem otário que aceita pagar por isto.
O problema ao redor do mundo tem sido o de que nem sempre as operações da religião-empresa estão muito claros, lavagem de dinheiro, manipulações, charlatanismo e outras questões tem levado a igreja aos tribunais no mundo todo.
Links aqui, aqui, aqui e aqui.


Technorati Tags: , ,

Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Elstel disse...

Informative article, just what I was looking for. Read latest articles from Elstel.org on Environment and Other issues.