quarta-feira, junho 13, 2007

A Vingança de Enver Hoxha




A Albânia é um país pequeno no mar Adriático fronteiriço com a Grécia. Povo sofrido que se sublevou contra os facistas italianos que os invadiram, história repetida infinitamente ao longo da sua história.
É um país estranho, para se ter uma idéia o nome oficial do país é: Republika e Shqipërisë. Lá se fala o albanês que é tido como um braço morto do latin, ou seja ninguém fala ou entende o albanês fora da Albânia.
Este país tem várias histórias interessantes e uma delas é a fuga do seu rei, Zog I que fugiu levando todo o dinheiro disponível e viveu nababescamente no Egito, EUA e França até que morreu podre com câncer. Dizem que teve 56 tentativas para assassina-lo, os albaneses são ruins de mira. Mas o mais interessante é que apesar de toda a sacanagem de roubar toda a grana do país, seus filhos e netos querem voltar a ser majestades por lá, sem devolver um centavo, é claro!
Uma vez recebi uma comitiva de albaneses, uns 30, todos de boa formação. eram engenheiros, administradores e etc e havia até vereadores e prefeitos entre eles. Foi a coisa mais bizarra que já vi, todos muito corteses, mas só um rapaz falava inglês em toda a comitiva eu traduzia as falas dos meus colegas para inglês e o cara para o albanês e vice-versa. A coisa era feliniana, ninguém se entendia bem, mas todos sorriam.
Bem, mas voltando à historia. Enver Hoxha era o comunista que liderou a libertação dos facista em 46 e resolveu nunca mais sair. Morreu em 85 sendo o ideário do PC do B até hoje. Com a morte do Enver o regime caiu, claro e os albaneses agora querem tudo junto inclusive.
Bush, o sanguinário, está em visita ao país e foi recebido com enusiasmo pelos albaneses e isto deve ter deixado o velho Enver revirando no caixão, mas eis que surge um fato insólito: roubaram o relógio do Bush enquanto cumprimentava as pessoas numa cidadezinha perto de Tirana (a capital da Albânia)! Malharam o celolão do ômi!
O departamento de estado afirma que o relógio não foi furtado, mas não explica como ele desapareceu. Minha teoria é que o espírito do Enver deu um jeito de expropriar o relógio do imperador, se comunista tivesse fantasma.


Technorati Tags: , , ,

Powered by ScribeFire.

3 comentários:

Cé S. disse...

Cara, que história bacana!

Nos tempos mais recentes, a Albânia enfrentou uma série crise econômica por causa das tais "pirâmides" tipo AmWay -- a prática se alastrou loucamente pelo país afora e, como era previsível, uns poucos ganharam dinheiro, muitos perderam.

Anônimo disse...

E aí, Agente! Tamos aí, voltando de uma greve e botando a leitura dos blogs em dia. Tá muito bom o Agente65. Bons textos, diversificado. Parabéns! Te vejo no Júlio Garcia, né? Até lá, no mínimo!

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!