terça-feira, junho 26, 2007

Mídia Independente?

Os dados concretos eliminam qualquer dúvida ou sofismas, a mídia brasileira é elitizada e golpista. A revista Carta Capital desta semana apresenta os dados de pesquisa do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) sobre a cobertura jornalística entre 2002 e 2006.







No gráfico acima é simples de se perceber que a abordagem negativa do candidato Lula (linha azul) na cobertura do Estadão ficou próximo dos 20%, muito abaixo do resultado eleitoral no primeiro e segundo turnos, mostrando claramente a intenção de influenciar a opinião pública contra a reeleição do presidente.

Por outro lado, poderia ser uma posição ideológica do editorial do jornalão, mas os números abaixo mostram uma realidade diversa:







A senadora Heloísa Helena mereceu por parte do Estadão tratamento VIP com matérias negativas em média apenas 5% da vezes, claramente  não se trata de opção ideológica do jornal, mas tentativa de projetá-la para desgastar o eleitorado de Lula.

Tenho defendido no blog de longa data o fim da hipocrisia da mídia que se posiciona imparcial num falso modelo americano de imprensa, a imprensa deve ter opinião e assumi-la publicamente. Seria mais honesto e democrático.





Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: