segunda-feira, janeiro 07, 2008

Caos na segurança


O próximo pode ser você ou o seu carro!


A governadora não realizará nenhum investimento na segurança pública com recursos do estado, TODOS os investimentos serão realizados com verbas federais. Não é prioridade o os fatos comprovam isto.

Reportagem Especial - Porto Alegre bate recorde da década
Em menos de uma década, Porto Alegre tornou-se mais violenta do que São Paulo e Nova York. Proporcionalmente à população, mata-se mais na Capital do que em duas das principais metrópoles do mundo. No ano passado, 430 pessoas foram assassinadas em Porto Alegre (29,86 para cada grupo de 100 mil, de acordo a Secretaria da Segurança Pública). Foi o mais violento da década no município. O quadro pode ser mais grave ainda. Cálculos da Delegacia de Homicídios apontam para mais de 500 assassinatos, número questionado pela secretaria. Os homicídios se intensificam de forma homeopática desde 2000. Naquele ano, com 285 assassinatos (20,95 para 100 mil), a situação era considerada sob controle. No mesmo período, São Paulo despertava a atenção com 51,33 mortes por 100 mil. Desde lá, as duas capitais protagonizam situações antagônicas. Investimentos do Estado e da prefeitura da capital paulista em segurança, articulados com ações de ONGs, reduziram em mais da metade os índices de assassinatos. O último dado disponível, de 2006, revela que 18,39 pessoas foram assassinadas para cada grupo de 100 mil - fenômeno semelhante ocorre no Estado paulista.

Na edição de domingo os gaúchos ficam sabendo do caos da segurança pública do estado , na contra-mão do resto do país que vê os índices diminuindo. Soma-se a esta informação a abaixo:

Porto Alegre - Wikipédia
Porto Alegre é a cidade em que mais se rouba carros (proporcionalmente ao número da frota) do Brasil. Para cada 100 mil carros, são roubados 113,83 mensalmente na cidade. Ao mesmo tempo em que o número de roubos de carros na cidade aumenta, o de furtos diminui. De 2003 até 2007, a média de furtos mensais diminui de 659 para 388.
Como resposta ao alto nível de homicídios e de furto de veículos a proposta do governo do PSDB de Yeda Crusius é a de redução de Delegacias de Polícia e de Unidades da Brigada Militar. A medida está causando insegurança na população e nos servidores da segurança pública do Estado. A informação vem sendo especulada desde novembro do ano passado e está guardada a “sete chaves” no palácio Piratini. A Secretaria da Fazenda estuda a melhor maneira de realizá-la, de modo a comprometer o mínimo possível os cofres públicos.
A imprensa gaúcha especula e noticia o fechamento de 39 unidades da Brigada Militar!
É como se o paciente estivesse hospitalizado com uma insuficiência respiratória e para curá-lo o médico receitasse a asfixia.


Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sou simpatizante do desgoverno de Tia Yedinha, muito pelo contrário.
Mas recomendo o máximo cuidado ao criticar medidas da Secretaria de Segurança. Os Comandos Regionais da BM, e muitas Delegacias Regionais e Delegacias de Polícia, não tem qualquer razão de existir. Foram criados por politicagem, para agradar prefeitos e políticos aliados, e hoje são grandes "tetas" ou "esconderijos" para quem não quer trabalhar.
No caso das DPs, são apenas esquemas para engordar o salário de delegados com "substituições", que rendem até R$ 2.200,00 por mês. É "complementação de salário" das "otoridades", que não recebem aumento há muitos anos.
Enquanto isso, agentes da Polícia Civil e praças da Brigada "SIFÚ" direto nos "bicos".