terça-feira, janeiro 15, 2008

Cai a máscara


A soja trangênica ilegal campeia pelo estado.

Agora começa a agir a Monsanto provando o que muitos já diziam. Como praticamente toda a soja, ou grande maioria da soja, plantada no estado é transgênica e contrabandeada da Argentina, o mercado se tornou cativo. A multinacional fez vista grossa para a "importação" brasileira para dominar o mercado. No momento que praticamente inexiste semente orgânica à disposição dos agricultores, o preço do Glifosato sobe e muito (46,2%).
Para quem não sabe, a soja transgênica é a alteração genética do soja para que se torne resistente a um tipo de herbicida fabricado pela Monsanto, o Glifosato. Pela lei, plantar soja da Monsanto exige pagamento de direitos. Trata-se de uma "propriedade" da multinacional, como a origem da semente é ilegal, à rigor não há cobrança por enquanto. Sem os direitos de "sua" semente o Glifosato sobe seus preços para o espaço.
Agora, a soja trangênica torna-se mais barata, mas não há mais como reverter o plantio a curto prazo. Ganha a multinacional e perdem os produtores enganados por uma multinacional inescrupulosa acompanhada por lideranças rurais venais, idiotas e entreguistas.(leia aqui)


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: