segunda-feira, janeiro 07, 2008

A governadora mente novamente


O sósia da governadora!

No finalzinho do ano, tia Yeda deu um traque para fechar 2007 com chave de ouro. Anunciou a liberação de recursos federais para as barragens de Taquarembó e Jaguari. Conforme texto abaixo conforme o site do governo do Estado noticiou:
A governadora Yeda Crusius,
juntamente com o secretário da Irrigação, Rogério Porto, assinou, nesta
sexta-feira (28), termo de compromisso para liberação de verbas federais
destinadas à construção das barragens nos rios Taquarembó e Jaguari. O total de
recursos para as obras chega a R$ 100 milhões e é o maior investimento já
realizado em barragens pelo governo federal em todos os tempos.
Mentiu por indução. Na realidade não havia a necessidade de novo termo de compromisso, esta foi uma manobra diversionista. Os recursos para a xecução das barragens só não vieram por total incompetência do governo Yeda que completou o primeiro ano e ainda não tem o EIA/RIMA do projeto, ou seja, todo o projeto de impactação ambiental NÃO foi feito e portanto o empreendimento ainda sequer possui Licença Prévia ambiental, pré-requisito para qualquer desembolso do PAC.
Há uns oito meses o então ministro da integração nacional esteve no estado para assinar este termo de compromisso com grande estardalhaço e o Eng. Eduardo Lanna denunciou que a governadora apresentou uma Licença Prévia irregular para o ministério, foi uma licença expedida num dia e cancelada no outro! Uma vigarice inaudita!
Bem, o Ministério Público foi acionado e o estado foi obrigado a assinar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que reza o cumprimento da lei, ou seja, há que se fazer um EIA/RIMA para expedir o licenciamento ambiental.
Até as pedras sabem que a construção de uma barragem com as dimensões das projetas NECESSITA da estudos ambientais profundos. Só o governo incompetente de Yeda é que não sabe ainda.
Por último, é importante destacar que quem anuncia liberação de recursos federais é o governo federal, avisem o palácio Piratini.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: