quarta-feira, janeiro 09, 2008

Tem razão...



Um Espaço para a Discussão do Brasil - BLOG DO ZÉ
Um estranho silêncio
Um estranho silêncio da mídia sepulta...

Um estranho silêncio da mídia sepulta por completo a oposição e os protestos espúrios contra a medida simples, objetiva, muito necessária e que já se fazia tardía, adotada pelo presidente Lula, sobre a obrigatoriedade da comunicação semestral à Receita Federal de movimentação financeira, a partir de certo montante.

O governo determinou que toda e qualquer movimentação financeira superior a R$ 5 mil reais no caso de pessoa física, e a R$ 10 mil reais, no de pessoa jurídica, devem ser comunicadas a Receita Federal. Espera aí ! Nada mais justo e necessário. E quem não deve não teme.

Simples, a medida provocou um verdadeiro terremoto. A oposição e até membros do Poder Judiciário vieram a público alegar que é inconstitucional. Podem explicar por quê, em que ponto se configura a inconstitucionalidade ? O PPS fez mais: foi mais longe, radicalizou, pediu a revogação da medida.

O que me fica claro é que nossa oposição e alguns integrantes do Judiciário não querem, na prática, combater a corrupção e a lavagem de dinheiro. A medida nem novidade é. Já foi discutida durante o processo de impeachment do Collor e sua adoção foi julgada desnecessária com o surgimento da CPMF, que permitia à Receita Federal e ao COAF cruzar os dados das declarações de renda, patrimonial e bancária de cada cidadão e combater a sonegação.

Os que agora, ladinamente, revogaram a CPMF, sabiam que além dos prejuízos a Saúde Pública e aos programas sociais, eliminavam um importante e poderoso instrumento de combate a corrupção, ao crime organizado e a lavagem de dinheiro. Com esta revogação, PSDB e PFL - este prefere ser chamado de DEM - tiraram da Receita seu principal meio de combate a sonegação fiscal.

Por quê será? Onde estão a ética e a moral ? Ou só valem para fazer luta político-partidária-eleitoreira, para ganhos eleitorais ? Não os terão. O povo não é bobo e sabe que o fim da CPMF só favoreceu aos rentismo e à sonegação.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: