terça-feira, janeiro 08, 2008

A montanha pariu um rato


A crise do sapato não aconteceu

Políbio Braga
As exportações brasileiras de calçados atingiram US$ 2,3 bilhões em 2007, um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. Os números demonstram que o desastre anunciado não aconteceu. O valor equivale a 25% de toda a produção nacional. O resultado contraria frontalmente a curva descendente que vinha se verificando ao longo do ano passado. De janeiro a setembro, as exportações haviam decrescido 2,3%. Mas a Abicalçados continua pessimista. É que ela projeta redução do volume manufaturado em 2% para este ano.

A gritaria foi grande no setor calçadista, ameaças e demissões chegaram a ocorrer. O dólar baixo iria arruinar o vale dos Sinos e foi motivo de muita crítica ao governo Lula. O tempo foi passando e as críticas sumindo, até esta notícia do Políbio.
Os "economistas" e "especialistas" convidados a participar de programas televisivos e entrevistas em jornais e revistas nunca tem uma opinião favorável sobre o país e as medidas econômicas. Estão acostumados ainda com a sanha derrotista muito comum no Brasil durante longos anos. A curva inverteu e os números têm melhorado, mas os analistas ainda são os mesmos.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: