segunda-feira, outubro 29, 2007

Muito que fazer


Paz e amor


Estes dias no caderno Eu& do Valor Econômico de domingo 7 de outubro encontrei uma matéria muito interessante, guardei para colocar no blog e só agora achei no meio da minha papelada. Não perdeu a temporalidade, pois isto escrevo aqui com um mês de atraso.
Alberto Carlos de Almeida escreveu um livro chamado "A Cabeça do Brasileiro", à luz do sucesso do filme "Tropa de Elite", a matéria traz algumas estatísticas publicadas no livro sobre a opinião média sobre questões caras a todos nós.
O destaque são quatro números significativos:
  • 54% concordam que um condenado por estupro seja estuprado na cadeia;
  • 54% concordam com a polícia espancar presos para que confessem seus crimes;
  • 52% concordam que policiais matem ladrões e assaltantes depois de prendê-los;
  • 48% aprovam o linchamento de suspeitos de crimes muito violentos.
O direito do cidadão ainda é um valor pouco cultuado pelo brasileiro, imagina o incauto que ele por ser trabalhador e honesto jamais seria confundido com bandido, não entende que o policial corrupto elimina seus desafetos com este tipo de justificativa. Como o judiciário não atua de acordo, delega ao policial o poder de julgar quem é o bandido e portanto, quem deve morrer.
O senso comum brasileiro é muito perigoso aos direitos fundamentais, são valores que devem ser ensinados nas escolas e instituições, mudar as mentes buscando uma sociedade mais fraterna e solidária. O trabalho é árduo, temos muito a fazer.


Technorati Tags: , ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: