sábado, outubro 06, 2007

Mais um pacote de tarifaço


Pacote contém o veneno neoliberal

Houve três e apenas três interregnos de governos no estado nos quais os governadores tiveram um perfil de esquerda, foram eles: Brizola (59 a 63), Collares (91 a 94) e Olívio (99 a 03), a fora estes, eram TODOS conservadores e predescessores da atual base aliada de Yeda. Eram do que chamo de "geléia geral" da direita reacionária gaúcha.
Vivemos dias de análise do Tarifaço de Yeda que aponta a crise geral do estado e grita que a crise é desde sempre e que todos ajudar a aumentá-la. Ora, como vimos no primeiro parágrafo, uns bem mais que outros, não governadora?
Os dois governos de esquerda mais atuais (Collares e Olívio) foram exatamente os dois únicos momentos nos quais a economia gaúcha deu uma boa respirada e cresceu, nos demais (Jair, Simon, Britto, Rigotto) o desastre foi completo. Então, de quem é a responsabilidade?
O brabo é que quem paga a conta somos nós.


Technorati Tags: ,

Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Heitor Reis disse...

Caro Stolte:

Considero o termo "neoliberal" muito suave para descrever esta modalidade do capitalismo, ainda que não esteja errada.

Creio que esta denominação não é produtiva. Não transmite a realidade que descreve com a força necessária para impactar o leitor ou ouvinte, impulsonando-o para um confronto com o problema e, quem sabe, para uma busca da solução.

Ainda que sirva para o capitalismo de uma forma geral, "ditadura do poder econômico" vai mais a fundo. Um termo do nível de "neoliberal" seria "plutocracia" e "cleptocracia", que trazem uma dificuldade para os 74 % de analfabetos e semianalfabetos do país...

Afinal, neoliberalismo é apenas a face momentânea do mesmo capitalismo de sempre.

Abraços

Heitor Reis
Porto Alegre-RS