sexta-feira, outubro 16, 2009

Cantilena do juro alto desmascarada


Cai o juro, mas a conversa permanece, é falta de assunto.

Os Amigos do Presidente Lula
Juro ao consumidor cai para menor nível desde 1995

As taxas de juros ao consumidor caíram em setembro para o menor nível já registrado (7,01% ao mês, em média) pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), que iniciou sua pesquisa em 1995.

A entidade verificou que nos últimos oito meses os juros praticados no mercado caíram de forma consecutiva, mesmo com o fato de que o Banco Central não mexeu na taxa Selic (8,75% ao ano), que serve de referência para bancos e financeiras em suas operações.

A Anefac também detectou um decréscimo nas taxas de juros oferecidas para as empresas. O juro médio dos empréstimos para pessoa jurídica caiu para 3,89% ao mês em setembro, ante 3,98% em agosto e 4,36% em setembro de 2008. Anualizada, essa taxa representa um juro de 58,08%.

"A pesquisa deste mês demonstra o retorno das condições de crédito anteriores à crise em setembro de 2008, tanto no alongamento dos prazos dos financiamentos bem como na redução dos juros das operações de crédito", afirma a entidade.

Para o futuro, a perspectiva é de que a queda continue --a Anefac lista três motivos: o pior da crise já passou, a Selic continuará a cair, menor risco de inadimplência.




, , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: