sábado, janeiro 17, 2009

Dom Jairo I


Dom Jairo I, de jacobino ao 18 Brumário em 15 dias

Jairo Jorge eleito prefeito pelo PT numa longa coligação, vencendo um dos governos mais escandalosamente corrupto que passou por Canoas. As esperanças da população em ter um governo sério e transparente fizeram os votos desembarcarem na candidatura de Jairo esperando que o tucano Ronchetti fosse jogado na lata de lixo da história do município.
Mas quis a vida que as coisas fossem distintas da vontade popular. Dom Jairo I do alto de sua magnificância, afinal foi Magnífico Reitor da ULBRA, resolveu pegar o que existe de pior em se falando de corrupção e adesismo barato e colocar como secretário. Dom Jairo I nomeou César Busatto secretário.
Na grita do PT contra este barbarismo político, Dom Jairo saiu em defesa do subordinado! Disse qe Busatto saiu ileso do governo da destucanada Yeda. Busatto se auto exilou nos EUA para não ter de responder por suas palavras gravadas pelo vice governador. Fugou e justificou dizendo-se observador independente. Nada se disse de quem pagou o exílio ou a "independência".
Na volta dos esteites, Busatto cai de paraquedas no governo do petista Dom Jairo I. Coisa linda! Dom Jairo I não só se expôs ao ridículo - merecido, mas expôs o partido e sua campanha em Canoas e no estado - crime partidário indefensável. Na qualidade quem fez campanha em Canoas, empunhando a bandeira do PT e contra a corrupção em Canas, me sinto enojado e traído.
Busatto sairá por sua vontade do governo e Dom Jairo I ficará para o resto da sua gestão sob suspeita política. Dom Jairo I levou longe demais a amplitude de sua liança eleitoral e passou a chamar de companheirs gente que opera a engrenagem da corrupção no estado e financia o antipetismo. Se o PPS está querendo trocar de lado, que demonstre isto sem mamar nas tetas petistas.
A rápida manifestação partidária e mobilização dos deputados petistas que enfrentaram Busatto na Assembléia e na CPI do DETRAN impediu a continuidade desta insanidade. Por isto é importante um partido forte e programático que fala manso e usa um porrete, sem isto seria uma massa disforme e sem objetivos. Dom Jairo I sai derrotado, ainda bem!
Dom Jairo I aprenda a sua lição! Baixe a cabeça e faça tudo aquilo para que foi eleito pelos canoeses.

, , ,

Powered by ScribeFire.

4 comentários:

Unknown disse...

Paz e bem!

Jairo Jorge foi
pró-reitor da ULBRA.

Anônimo disse...

Agente,

Sei o quanto és experiente, combativo, do bem e legitimamente de esquerda. Sei também que o PT faz parte da tua vida e que o teu elogiado trabalho muito se deve a isso.

O problema é que, infelizmente, está acontecendo com o PT exatamente o que eu previa: sim, todos os outros partidos ainda são bem piores e assim irão permanecer durante vários anos. Todavia, o PT está virando o que o PDT era em seu começo. O próximo passo é virar o que o PDT é hoje: um amiguinho fraterno da direita.

Os quadros fundadores vão perdendo força física e combatividade à medida que vão envelhecendo. E a renovação dos quadros não é nem ideológica, nem eticamente firme.

É por isso que eu tô com Antonio Negri e Michael Hardt na forma como eles consideram a resistência pós-moderna da multidão contra o império.

E fazer política boa, cada vez mais, está sendo menos relacionada à política partidária.

Se a esquerda agir de maneira descentralizada, em rede, horizontal, sem um líder, sem prestar contas, promover e nem tampouco defender ou atacar as instituições adotando uma postura cética e de pressão e cobrança constantes e sistemáticas sobre elas, existe futuro.

Do contrário, o que hoje ocorre no RS vai ser cafezinho.

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Me diz uma coisa, lendo teu texto dá a entender que o Bu$ato já saiu, é verdade?

Mário Cardim

Anônimo disse...

Caro Agente:

Assim como tu eu garanto que todos/todas eleitores de Canoas estão se sentindo traídos(as), pois Canoas tem histórico de voto à esquera, com exceção do dr.ronchetti, sem votou contra essas ratazanas que roubam o estado e votaram no Dom Jairo I acreditando numa mudança que não virá, fomos traídos e digo já o meu lema é"PT E JAIRO JORGE NUNCA MAIS"
Hamilton Vieira - cidadão canoense