sábado, março 20, 2010

Estratégia eleitoral


Vai perder e no primeiro turno.


G1 > Política - NOTÍCIAS - Serra diz que Lula 'está terminando bem o governo'
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse nesta sexta-feira (19) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "está terminando bem o governo". PT e PSDB deverão se enfrentar na campanha para a Presidência da República neste ano.
Serra está pondo em prática o que os especialistas lhe disseram, diferenciar Lula e seu governo de Dilma. Peceberam que atacar Lula para atingir a sua candidata à sucessão presidencial era tiro no pé e só beneficiaria a adversária.
Não estão mudando a estratégia por gosto, preferiam atacar Lula. Há algumas semanas FHC elevou o tom e deu entrevista criticando o que entende as áreas fracas do governo e a postura do presidente Lula. Era um ensaio. O resultado foi a pesquisa IBOPE indicando que a popularidade do presidente Lula continua subindo e quebrando recordes. FHC e a cúpula tucana perceberam que o caminho das pedras é mais tortuoso e menos ideológico.
O governo está bem e tem acertado muito, a economia está estável em crescimento e emregando, o Itamarati está dando um banho de diplomacia vendendo o Brasil como nunca, inflação e dólar em baixa e acomodados. O PSDB sabe agora que é complicado atacar Lula, e principalmente impopular fazer isto.
Para onde vai a campanha? Bem, o PSDB pode optar pela baixaria. Grudar em Dilma a imagem de guerrilheira e radical ao estilo que fez Collor. Pode tentar também usar sua administração de São Paulo com exemplo de gestão e ficar numa campanha limpa e derrota certa.
O fato é que o PSDB está apavorado e não contava com nada do que está acontecendo com o governo Lula e nem com uma candidatura em ascensão como a de Dilma, estão desesperados e os desesperados erram. No quadro atual Dilma se elegerá no primeiro turno das eleições 2010.




, , , ,



Powered by ScribeFire.

Um comentário:

Luís disse...

Se a eleição fosse mais democrática, acreditaria bem mais numa vitória em primeiro turno.
Eu, particularmente, há muito tempo acho que a Dilma se elegerá, e até tranquilizava companheiros mais alarmados... mas, de tranquila, esta eleição não terá nada.
A baixaria só vai aumentar, incluindo factóides da grande imprensa... cada vez que uma capa de VEJA sair, é pelo menos mais alguns vacilantes que o "baronato" paulista consegue reagrupar, minando a simpatia não só pela candidata, mas pelo seu provável futuro governo.