quarta-feira, maio 26, 2010

Vai estudar, Serra!


Serra, nem engenheiro, nem economista, apenas lobista liberal.



No RJ, Serra diz que governo boliviano é cúmplice de traficantes brasileiros - politica - Estadao.com.br
O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, afirmou que o governo boliviano é cúmplice das quadrilhas de traficantes locais, que enviam, segundo ele, 90% da cocaína produzida no país para ser consumida no Brasil. De acordo com Serra, é impossível que as autoridades bolivianas não saibam do envio desta quantidade da droga para o Brasil. As declarações de José Serra foram dadas durante entrevista ao programa "Se liga, Brasil", na Rádio Globo, no Rio de Janeiro.
José Serra (PSDB), candidato da direita brasileira, está sem plataforma política e sem discurso para decolar sua candidatura à presidência do país. Até agora ainda não conseguiu estabelecer as bases da sua candidatura, no que irá diferenciar-se do governo Lula, afinal se caracteriza como uma candidatura de oposição. Sabe-se oposição a quem, Dilma, Lula e a esquerda em geral. Serra faz completo mistério sobre ao que ele faz oposição, o que faria se presidente fosse, diferente de Lula. Lhe faltam cojones, como diriam os hermanos.
Com plataforma única de anti-esquerda numa conjuntura de um governo petista com grande prestígio popular e eleitoral, qualquer crítica as políticas do governo Lula seria suicídio. Não que Serra não tenha críticas, tem e muitas. Ocorre que não lhe convém perder nenhum apoio, uma posição forte sobre qualquer tema poderia causar posicionamento avesso a sua candidatura. de algum segmento Ou seja, Serra não pode se dar ao luxo de dizer o que pensa sob pena de diminuir ainda mais suas intenções de votos. Este erro foi cometido por Alkmin, menos votado no segundo turno que no primeiro em 2006.
Recentemente Serra disse que o Mercosul era uma farsa e que não fazia sentido o Brasil carregar o Mercosul (leia aqui, aqui e aqui). A repercussão foi imediata e Serra mudou o tom dizendo que o Mercosul tinha de ser "flexibilizado", expressão atucanada para fazer o que quiser sem ter de explicar nada objetivamente. Os parceiros regionais do Mercosul ficaram nas tamancas, houve respostas contundentes e um profundo mal estar na chancelaria.
Agora Serra vem à público ao seu estilo. Trouxe novamente a questão
externa, neste tema a polarização é menos danosa a seu eleitor interno e
ainda causa embaraço ao governo por tabela. Serra disparou contra a Bolívia e Evo Morales, para ele o inimigo é externo e amigo de Lula. Esta ardilosa manobra é um ato de desespero de Serra, mas vai ao encontro dos mais altos interesses norte americanos. No governo FHC se buscou com muita força a adesão do Brasil à ALCA (Acordo de Livre Comércio das Américas), uma espécie de imperialismo regulado onde só os EUA ganhariam e os demais caberia o servilismo comercial. Não deu pro FHC assinar a ALCA, imaginem o Brasil aderido à economia americana com esta última crise...
A soberania brasileira está baseada no seu forte mercado interno e uma carteira de exportações muito mais diversificada do que jamais ocorreu. Quanto mais compradores de produtos brasileiros, menos sujeitos aos desarranjos macroeconômicos o país fica. Venezuela, Bolívia, Argentina, África e Ásia são grandes compradores do Brasil e cada vez dependemos menos das importações dos americanos. Isto é altivez e inteligência em detrimento do servilismo burro proposto por FHC e Serra.
Destruir a política internacional de um governo para garantir uns votinhos é desespero de causa. Por serviços prestados aos EUA,  resta a Serra após perder a eleição deste ano no primeiro turno, se recolher numa universidade americana e concluir um dos dois cursos superiores (economia e engenharia) que diz que tem, mas não tem. Uma bolsa da USAID e palestras farão dele um homem bem sucedido e finalmente formado!



Nenhum comentário: