sábado, maio 29, 2010

Folha já trabalha plano "C"


ELES não querem que você vote.

Folha.com - Poder - Voto obrigatório divide o país - 29/05/2010
Pesquisa Datafolha feita em 20 e 21 de maio revela que o voto obrigatório divide o eleitorado: 48% dos entrevistados no país são favoráveis e 48% são contrários.
A direita brasileira não descança, muito menos seus representantes. Na semana passada acharam uma procuradora do Ministério Público Eleitoral que mesmo sem conhecer as denúncias de propaganda antecipada promovidas pela dupla dinâmica PSDB/DEM, declarou que Dilma poderia ser impedida de concorrer. Que piada! Este era o plano "B", contar sempre com o reacionário sistema jurídico brasileiro.
Eis que agora surge o plano "C". Ciente de que pobre está votando cada vez mais na esquerda, a direita carcomida brasileira agora pensa em mudar as regras do jogo para buscar um reequilíbrio das coisas e tudo voltar a ser o que era. Eliminar os pobres é complicado, quem iria limpara suas casas? Proibi-los de votar soaria mal, a direita poderia ser chamada de não democrata. Resta alterar a participação no pleito. Se as eleições fossem optativas, talvez menos pobres votassem. Com menos pobres votassem, mais pessoas de bem decidiriam os destinos do Brasil. Eureka!
A direita brasileira faz as contas e percebe que se não fizer algo rapidamente, o Brasil poderá ter um longo ciclo de governos petistas ou sob sua hegemonia política. Ela percebe que está perdendo nos redutos mais coronelizados do país que sempre garantiram seus representantes mais confiáveis, como o nordeste. Na atual legislatura só há maioria de cascas duras no senado, os grandes barões se encastelaram no senado e sabem que é questão de tempo (quem sabe já na eleição de 2010?) para perder a maioria direitosa.
As alternativas são poucas. As forças armadas estão cada vez mais alheias a seduções palacianas e golpistas, há uma grande leva de novos oficiais que em nada se identificam com regime de exceção ou alternativa a democracia. Ou seja, não há clima ou possibilidade de um golpe militar. A igreja está cada vez mais longe da sua ala conservadora no Brasil, não se tem notícia de bispo chamando os fiéis para se defenderem dos comunistas do PT ou algo assim. Também na igreja a direita perdeu terreno.
Resta a direita além do senado, a imprensa. Convido aqui a uma reflexão. Estamos vivendo um ciclo virtuoso da economia que cresce e emprega cada vez mais, por quanto tempo os setores econômicos irão continuar a ver negativamente o PT no governo? Não há setor que não tenha apresentados resultados cada vez mais positivos, estabilidade social, econômica e política. O terreno fértil para os negócios é o nirvana para estes setores econômicos. A imprensa é comprada por estes setores através de anúncios cada vez mais concentrados em poucos grupos econômicos. Eu pergunto, com o país nos trilhos quem apostaria em mudança? Parte da imprensa vai mudar seu tom, restará  na oposição de direita os ideológicos e alinhados com as corporações de comunicação internacionais que alinhados com Washington não querem uma potência no hemisfério sul.
Dilma será eleita no primeiro turno este ano, em 2012 será uma avalanche de prefeituras e vereadores alinhados com o governo federal. A direita sabe disto e está preocupada,  não assistirão calados e creio que irão aprontar alguma. Ainda não está bem claro para mim com apoio de quem e de que forma, mas algo virá, e logo. Por isto defendo ardentemente o voto obrigatório, para o avanço da democracia brasileira!



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: