domingo, novembro 09, 2008

18 Brumário é hoje


Golpe faz aniversário

O dia 09 de novembro equivale ao dia 18 Brumário do calendário revolucionário francês. No VIII ano da revolução, o general Napoleão Bonaparte derrubou o governo do Diretório Francês e instaurando o Consulado. Foi um golpe de estado clássico.
Você certamente ouviu falar em 18 Brumário devido ao livro de Marx "O 18 Brumário de Luís Bonaparte editado em 1852. Neste livro Marx se refere ao golpe de estado promovido por Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, que tentou repetir o feito do tio. Marx escreveu que "Hegel comentou em algum lugar que todos os grandes fatos mundialmente históricos e de aparecimento de personagens, ocorrem duas vezes. Ele esqueceu de acrescentar, a primeira como tragédia e a segunda vez como farsa". Neste livro Marx também cunhou a famosa frase "Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias escolhidas, mas sob circunstâncias já existentes, dadas e transmitidas pelo passado."


Contemporânea: O 18 Brumário - HISTORIANET, a nossa história
Os movimentos populares representavam uma ameaça direta aos privilégios burgueses, enquanto que a Áustria pretendia promover a restauração da velha ordem monarquista. Foi nesse contexto que desenvolveu-se o golpe: através da ação do exército, a burguesia buscou estabelecer no país um governo estável, forte, que eliminasse a possibilidade de participação política da plebe de Paris e de seus líderes "radicais". Somente um governo militarizado poderia garantir as conquistas burguesas da revolução.
Napoleão Bonaparte, líder do golpe, governaria a França por cerca de 15 anos, com um poder cada vez mais centralizado.

Powered by ScribeFire.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tem novidade do HELIOPAZ: layout, mais conteúdo e vários canais de interação com o blogueiro.

http://heliopaz.wordpress.com/novidades-no-blog/

[]'s,
Hélio

Anônimo disse...

Agente,

Infelizmente, teu contador para o Fumaça foi alterado: de 50 para 1511 dias... :(

[]'s,
Hélio