sábado, novembro 08, 2008

Obama e a neurolingüística


Mais do mesmo?


BBCBrasil.com | Reporter BBC | Obama promete 'enfrentar crise financeira de frente'
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que vai "confrontar a crise financeira de frente..."

Bem, pelas palavras do presidente americano eleito, pode-se entender que o atual presidente poderia estar enfrentando a crise de costas.... Hahahaha. Parece piada, mas quem acompanha a política americana pela imprensa percebe que a cada entrevista e fala dos presidentes se sucedem uma seqüência de lugares comuns com frases de efeito.
É uma espécie de neurolingüística istitucionalizada. Por exemplo, se perguntarem para Obama o que ele fará objetivamente sobre a crise financeira ele poderia responder "não iremos medir esforços no sentido de resolver em definitivo este grave problema que afeta a américa e o mundo". Note-se que a frase é linda, reveladora e empolgante, mas nada diz.
A falta de substância é intencional, o conteúdo é irrelevante, contanto que acalme a "opinião pública". A coisa é feita com tanta pompa e de forma tão ritualizada que chega a ser cômico-bizonho. E como seria de se esperar da grande mídia brasileira, estas frases são reproduzidas aqui nas manchetes sem qualquer questionamento ou análise, ao contrário das falas improvisadas e eventualmente enviezadas de Lula, por exemplo. O conteúdo das falas de Lula em geral são omitidas ou pulverizadas nas análises de deslizes que não correspondem ao conjunto da fala.
É dose. Vou aqui reproduzir uma fala de uma colega de trabalho que me disse que tem momentos em que ela fica tão confusa que fica entre duas idéias: ou eu sou doida e todos estão certos, ou estão todos loucos e eu estou certa!"

, ,

Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: