TARDE VENIENTIBUS OSSA é um ditado latino que significa, aos que chegam tarde, os ossos. Aqui no RS temos uma versão gaudéria, boi lerdo toma água suja.
sábado, novembro 22, 2008
TARDE VENIENTIBUS OSSA
TARDE VENIENTIBUS OSSA é um ditado latino que significa, aos que chegam tarde, os ossos. Aqui no RS temos uma versão gaudéria, boi lerdo toma água suja.
Postado por
Agente 65
às
12:30 PM
0
comentários
A pesquisa sobre a felicidade

Feliz?
Li no New York Times sobre uma pesquisa realizada pelo professor John Robinson da Universidade de Maryland que investigou as respostas de um estudo com 45.000 americanos com mais de 35 anos. Foram analisados de oito a dez atividades que pessoas felizes mais realizam.
Um dos resutados mais interessantes do cruzamento dos dados foi a constatação que a televisão demonstrou uma relação negativa, ou seja, que infelizes assistem mais TV do que os felizes. Acredito que isto seja ainda mais forte aqui no Brasil, pois a qualidade da TV aberta e o perfil dos seus programas é de chorar. A baixaria e o mundo cão são constantes na programação numa tentativa desesperada de consolar os depressivos espectadores. Porém o estudo não determina que a infelicidade das pessoas tenha origem no fato de assitirem televisão, mas simplesmete associar esta atividade a infelicidade.
Bem, mas quais são as atividades que as pessoas felizes mais realizam? Nos EUA, as pessoas felizes se relacinam com amigos, freqüentam a igreja e lêm jornal. A socialização é uma das necessidades mais primitivas do homem e me parece natural que apareça nesta pesquisa. A religião igualmente está presenta desde os primórdios do ser humano e é um consolo que explica aquilo que não consegue entender ou explicar. A leitura de jornal é uma prática que nos coloca no mundo e nos baliza em relação ao demais, aponta as similaridade e diferenças de forma íntima e pessoal.
A pesquisa é interesante e mostra que o comportamento humano é uma área que ainda tem muito para ser pesquisada e muito para ser entendida.
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
11:05 AM
1 comentários
Marcadores: felicidade, pesquisa, TV
quarta-feira, novembro 19, 2008
A megera e as professoras

Yeda em seu novo carro oficial
O magistério estadual em geral é formado por milhares de professores concursados ou contratados emergencialmente com um perfil bastante diversificado e comportamento político muito volátil. As sua maioria apoiou Jair Soares, Collares, Olívio, Britto, Rigotto e até Yeda pelo simples fato de que ninguém chega a Piratini sem o beneplácido do professorado gaúcho.
A ingratidão de Yeda se manifesta como uma megera insensível. Na semana passada a governadora enviou proposta de piso da categoria baseado na legislação federal que a governadora questiona no supremo (ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade). A proposta federal prevê a incorporação do piso como vencimento básico a partir de 2009, Yeda acha isto demais e não incluiu no seu projeto.
Mas a pérola está na justificativa da proposta, onde o governo inadvertidamente anuncia que prepara outra proposta que versa sobre o plano de carreira do magistério. Ora, o plano de carreira foi uma conquista da categoria alcançado com muita luta e mobilização, não será um projetinho com uma maioria comprada que irá derrubá-lo. E não há sofimas, está expresso no texto como segue:
"Assim, com o presente Projeto de Lei o Governo do Estado do Rio Grande do Sul cumprirá a determinação legal de pagamento de um piso salarial para o magistério estadual já no valor de R$ 950,00, comprometendo-se a encaminhar, no ano de 2009, proposta de um novo plano de carreira e remuneração que, dentro das condições financeiras do Estado e observadas ainda as disposições das Leis n° 10.395/95 e Lei n° 12.961/08, certamente representarão ganhos salariais para a categoria, como forma de valorização dos educadores, na perspectiva da construção de uma Boa Escola Para Todos."Ou seja, Yeda no alto de sua soberba pretende colocar o magistério de joelhos. Começou com a Brigada do Coronel Mendes baixando o sarrafo na categoria em plena Praça da Matriz e agora ameaçando bulir no plano de carreira. Com a confiabilidade de Yeda e seu governo, não pairam dúvidas que qualquer mudança será no sentido de tirar do magistério ainda mais em nome do equilíbrio e do déficit zero.
Yeda aplica o equilíbrio orçamentário descumprindo com os mínimos estabelecidos na constituição tanto em saúde como educação, negando serviços ao contribuinte e arrochando o funcionalismo. Seu governo já declarou que acha muito 35% para a educação. O mesmo governo que força a barra colocando todo o orçamento da CORSAN como gastos em saúde para dar uma "encoxada" nos números. Enquanto o SUS sobrevive com verbas federais e tão somente.
Do jeio que a coisa vai os gaúchos, à exemplo dos portoalegrenses, terão mais quatro anos do mesmo. Yeda de tão ruim, sairá por boa. Eu hoje ouvi professoras felizes que receberão o décimo terceiro sem empréstimo! Uhu! O mundo não faz sentido.
Yeda, magistério, plano de carreira, greve, piso
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
12:09 AM
0
comentários
Marcadores: greve, magistério, piso, plano de carreira, Yeda
terça-feira, novembro 18, 2008
O público, o comunitário e o privado - a confusão de Yeda

Postado por
Agente 65
às
3:27 PM
1 comentários
Marcadores: Assembléia, concessão, Pedágio, rodovias, Yeda
quarta-feira, novembro 12, 2008
Cara de pau!
Postado por
Agente 65
às
9:22 AM
1 comentários
Marcadores: piso, Rosane Oliveira, Yeda
domingo, novembro 09, 2008
18 Brumário é hoje

Golpe faz aniversário
Você certamente ouviu falar em 18 Brumário devido ao livro de Marx "O 18 Brumário de Luís Bonaparte editado em 1852. Neste livro Marx se refere ao golpe de estado promovido por Luís Bonaparte, sobrinho de Napoleão, que tentou repetir o feito do tio. Marx escreveu que "Hegel comentou em algum lugar que todos os grandes fatos mundialmente históricos e de aparecimento de personagens, ocorrem duas vezes. Ele esqueceu de acrescentar, a primeira como tragédia e a segunda vez como farsa". Neste livro Marx também cunhou a famosa frase "Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias escolhidas, mas sob circunstâncias já existentes, dadas e transmitidas pelo passado."
Contemporânea: O 18 Brumário - HISTORIANET, a nossa história
Os movimentos populares representavam uma ameaça direta aos privilégios burgueses, enquanto que a Áustria pretendia promover a restauração da velha ordem monarquista. Foi nesse contexto que desenvolveu-se o golpe: através da ação do exército, a burguesia buscou estabelecer no país um governo estável, forte, que eliminasse a possibilidade de participação política da plebe de Paris e de seus líderes "radicais". Somente um governo militarizado poderia garantir as conquistas burguesas da revolução.
Napoleão Bonaparte, líder do golpe, governaria a França por cerca de 15 anos, com um poder cada vez mais centralizado.
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
10:25 AM
2
comentários
sábado, novembro 08, 2008
Há 129 anos nascia um revolucionário!

Tio Leon de aniversário!
Ontem, dia 7 de novembro, foi o aniverário de Lev Davidovich Trotskii. Conhecido apenas como Trotsky, foi um dos mais influentes revolucionários russos que banido morreu no exílio. Teórico e crítico do regime estalinista, o comunista viveu intensamente o final do século XIX e início do século XX e até hoje sua teoria política influencia movimentos no mundo inteiro.
A maior contribuição de Trotsky, ao meu ver, foi a análise da burocratização soviética. Escreveu sob o ponto de vista do comandante do exército vermelho revolucionário que viu após a morte de Lênin em 1924 o empoderamento de Stálin e o desvio político do regime.
Uma leitura obrigatória para quem quer entender a revolução russa é a trilogia de Isaac Deutcher: O Profeta Armado, O Profeta Desarmado e O Profeta Banido. Trata-se da biografia de Trotsky à luz da revoluçõ russa, são livros fabulosos e de leitura fácil e direta.
Feliz aniversário, velho guerreiro!
Leon Trotsky, revolução, aniversário
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
1:22 PM
3
comentários
Marcadores: aniversário, Leon Trotsky, revolução
Obama e a neurolingüística

Mais do mesmo?
BBCBrasil.com | Reporter BBC | Obama promete 'enfrentar crise financeira de frente'
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que vai "confrontar a crise financeira de frente..."Bem, pelas palavras do presidente americano eleito, pode-se entender que o atual presidente poderia estar enfrentando a crise de costas.... Hahahaha. Parece piada, mas quem acompanha a política americana pela imprensa percebe que a cada entrevista e fala dos presidentes se sucedem uma seqüência de lugares comuns com frases de efeito.
É uma espécie de neurolingüística istitucionalizada. Por exemplo, se perguntarem para Obama o que ele fará objetivamente sobre a crise financeira ele poderia responder "não iremos medir esforços no sentido de resolver em definitivo este grave problema que afeta a américa e o mundo". Note-se que a frase é linda, reveladora e empolgante, mas nada diz.
A falta de substância é intencional, o conteúdo é irrelevante, contanto que acalme a "opinião pública". A coisa é feita com tanta pompa e de forma tão ritualizada que chega a ser cômico-bizonho. E como seria de se esperar da grande mídia brasileira, estas frases são reproduzidas aqui nas manchetes sem qualquer questionamento ou análise, ao contrário das falas improvisadas e eventualmente enviezadas de Lula, por exemplo. O conteúdo das falas de Lula em geral são omitidas ou pulverizadas nas análises de deslizes que não correspondem ao conjunto da fala.
É dose. Vou aqui reproduzir uma fala de uma colega de trabalho que me disse que tem momentos em que ela fica tão confusa que fica entre duas idéias: ou eu sou doida e todos estão certos, ou estão todos loucos e eu estou certa!"
Obama, mídia, neurolingüística
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
9:48 AM
0
comentários
Marcadores: mídia, neurolingüística, Obama
domingo, novembro 02, 2008
2 anos!

Dois anos azucrinando os cretinos
Bem, é com profunda alegria que anuncio o segundo aniversário do Agente 65 na blogosfera. Foram dois anos de luta e opinião, luta contra os de sempre que insistem em nos usurpar o poder e opinião de esquerda e socialista.
Este blog morre de nojo dos gaúchos que votaram na Yeda, nos que votaram no Fumaça e ainda se dizem os mais politizados do país. Este blog é inconformado com a mídia idiotizante que temos aqui nos pampas que durante o período eleitoral omitiu o escândalo do DETRAN e outros que o seguiram, na maior cara de pau!
Enfim, sou um inconformado. Como diria o carada Leon Davidovich, se a conjuntura é desfavorável, vamos luar para mudá-la!
aniversário, Agente 65, dois anos
Powered by ScribeFire.
Postado por
Agente 65
às
10:39 PM
4
comentários
Marcadores: Agente 65, aniversário, dois anos