sexta-feira, dezembro 21, 2007

Faltam cinco anos!


Eles nos deram mais cinco anos, e agora?


O calendário Maia era baseado em ciclos de 5.125 anos e seriam encerrados por cataclismos e extermínio. Adivinhem? O atual ciclo encerra-se em 2012 exatamente no dia 21 de dezembro. Era um calendário preciso com 365 dias e 1/5, era demarcado ao compasso do ano solar, e tinha ordinariamente 18 meses de 20 dias (mais cinco dias sem nome), seu uso era mais afeto às atividades agrícolas, notadamente na prescrição das datas de plantio, colheita, tratos culturais e previsão dos fenômenos meteorológicos, era o calendário das coisas e das plantas.
Se fôssemos Maias estaríamos preparando as coisas para o juízo final. Fazendo um balanço e buscando fazer valer a pena os últimos momentos. Buscaríamos amar, curtir e se divertir, talvez nos tornaríamos mais animais e menos humanos. Mais sensíveis e menos violentos, menos canalhas.
Na verdade somos brasileiros, mas algum guru de botequim fará adeptos e pregará o fim do mundo e ficará rico com esta história, ou pelo menos dará uma longa matéria no Fantástico enquanto tomamos a última cerveja comendo pipocas, bestializados com a própria existência vazia em contraposição a humanos tão superiores que habitavam as matas tropicais.


Powered by ScribeFire.

Um comentário:

José Elesbán disse...

5 anos? Vou tentar vivê-los bem!...
[]