terça-feira, abril 27, 2010

Noriega e a CIA


Inimigo ou aliado inconveniente?

Desde 1967 Noriega já constava na lista de pagamentos da CIA e se tornou o agente mais confiável na América Latina um ano depois. Desde 1971 o Escritório de Narcóticos e Drogas Perigosas (BNDD em inglês) que precedeu a famosa DEA (Drug Enforcement Administration) já acusava o agente como criminoso perigoso e recomendava seu assassinato, mas Bush pai foi nomeado diretor da CIA e resolveu a questão e aumentou o soldo de Noriega.(Leia aqui em inglês)
Colocado no governo em um golpe de estado arquitetado pela CIA, após derrubar o avião onde viajava opresidente do Panamá, iniciou a operar ações dos Contra na Nicarágua repassando armas oriundas de Israel para as bases localizadas em Honduras e Costa Rica. A ligação de Noriega era direta com Oliver North, mais tarde condenado em operações ilegais envolvendo recursos financeiros e de armamento para a derrubada dos sandinistas em El Salvador e Nicaragua.
Noriega foi deposto manu militare pelos EUA em 1989 que invadiram o país e prenderam o ditador. Foi montado um tribunal que contou com a ajuda de 24 traficantes que o denunciaram em troca de redução de pena. Condenado por 40 anos cumpriu 17 anos e por bom comportamento poderia ser libertado, porém foi deportado para a França para responder por outros crimes. Detalhe: Noriega foi preso incomunicável. Nunca deu uma entrevista e a opinião pública nunca ouviu sua versão sobre os fatos.
Uma boa versão diz que Noriega traficava drogas para financiar as barbaridades dos Contras que agiam sem autorização do congresso americano e portanto sem recursos legais para funcionar. Teriam usado o dinheiro do tráfico e a influência de Noriega neste meio. Para salvar a própria imagem, os EUA resolveram invadir o Panamá e prender seu presidente, silenciá-lo e rezar para que morra antes de ser solto. Imaginem se ele conta o que sabe?
Este é só mais um exemplo do cinismo americano na política internacional.




, , , , , ,



Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: