sábado, abril 10, 2010

É uma festa!

OPINIÃO SINGELA
Uma leitura do “Demonstrativo de Ocupação de Cargos e Funções” da Prefeitura Municipal de Porto Alegre mostra um dos trunfos de Pilatos para forjar alianças.É verdadeiramente impressionante a proliferação de Cargos Em comissão durante a gestão Fogaça.
Na Administração Centralizada (que não inclui EPTC, Carris, Procempa, Fasc e Demhab e DMLU) considerando o ano de 2006, o número de CCs aumentou em quase cem. Entre 12.594 servidores, 476 são CCs. Pode ser exagerado, mas, nesse caso, os CCs representam 3,7% do quadro. Todos os cargos da Administração Centralizada tem que ser criados por lei, votada pela Câmara, onde a maioria apóia vocês sabem quem.
O absurdo, na minha singela opinião, está na Procempa e EPTC. Nessas empresas, os cargos são criados pela própria diretoria, sem necessidade de uma lei. Aí, os números são assustadores.
Na EPTC, com 907 servidores, 65 são CCs , ou seja 7%. Tem mais CCss que inspetores de segurança veicular (13!!).
Mas é na Procempa que o exagero ganha contornos de escândalo. Em um quadro com 234 servidores, 52 são CCs, ou seja, 22%! Só para secretariar a diretoria, são sete pessoas (!). É uma absoluta desproporção. Ainda mais que os salários da Procempa estão entre os maiores do Município.
Leia aqui e faça o seu juízo.


Powered by ScribeFire.

3 comentários:

Luís disse...

O texto trata dos CC propriamente ditos; mas, para ser completo, não se pode esquecer os chamados "CC disfarçados", ou seja, os indicados para que as empresas terceirizadas contratem. Como a terceirização aumentou brutalmente de 2005 para cá, este número de indicações, idem, vegonhosamente, sem que ninguém da imprensa "preocupadíssima" com o custo-brasil questione ou sequer averigue tal fato.

Em outras palavras, a balela dos discursos tipo "novo projeto", "modernidade administrativa", "novo jeito de governar" ficou cedo evidente - mas mais para os municipários, porque a blindagem sobre o Fogaça funciona, ainda mais contando com uma oposição parlamentar tão tímida, na Câmara de Vereadores.

Anônimo disse...

A preocupação com empreguismo vai só na direção do PT.
Levantamentos (head count) de parte da fiscalização costumam ser feitos somente durante as gestões do PT.

Anônimo disse...

Dá para publicar link ou pdf da preciosidade ?