quinta-feira, julho 24, 2008

Liberdade, ainda que tardia.


O meu número é meu!!

A partir de março de 2009, você será dono do seu número telefônico
Será implementada em março de 2009 no Brasil, finalmente, a lei da portabilidade numérica, na qual cidadãos passam a ter direito sobre seus números telefônicos — tanto fixo quanto móvel —, independente da troca de operadora. O processo, porém, terá um custo simbólico: R$10 por troca.

Como você pode imaginar, apesar de funcionar tanto para números fixos quanto para móveis, eles não são intercambiáveis — ou seja, você não pode transferir o seu número fixo para um aparelho celular. A portabilidade é, também, restrita por região, visto que alguém de São Paulo pode ter um mesmo número local do que você, que mora no Rio de Janeiro.

Num primeiro momento, as operadoras terão até 5 dias úteis para garantir a portabilidade numérica. A partir do segundo ano de operação, o prazo deverá ser reduzido para 3 dias úteis.
Finalmente temos um prazo para que a liberdade se faça na telefonia. Este modelo é fruto da privataria tucana na década de 90, quando Serjão era ministro das comunicações e implementou o modelo que as teles queriam.
Hoje pagamos uma fortuna por uma ligação telefônica. Por celular o custo de uma ligação local pode ultrapassar o custo de uma ligação de fixo para o Japão! Os pré-pagos são uma verdadeira extorsão!


Nenhum comentário: